Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO FECHAMENTO DE EMPRESAS EM MINAS GERAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fechamento de empresas.
Covid-19.
Regionalidade.

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Kamyr Gomes de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Vitor Borges Tavares
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) - Campus Uberlândia Centro
3 - Cláudio Heleno Pinto da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
4 - Luciana Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
5 - José Eduardo Ferreira Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Reumo

O surto pandêmico da Covid-19 acarretou desaceleração no desenvolvimento econômico global e local, desequilibrando a relação entre demanda e oferta e impactando as relações empresariais (Carracedo, Puertas & Marti, 2021). Nesse contexto, as autoridades governamentais devem implementar ações no sentido de preservar a renda das pessoas e contribuir para a sobrevivência das empresas (Siqueira et al., 2021). Além disso, aspectos setoriais e regionais podem representar especificidades resiliência aos impactos econômicos negativos da pandemia do Covid-19 (Miyakawa, Oikawa & Weda, 2021).
Analisar como a pandemia da Covid-19 impactou o fechamento de empresas em Minas Gerais, considerando-se tanto o Estado em sua integralidade quanto em suas doze regiões.
A pandemia do Covid-19 implicou consequências negativas em razão da necessidade de estabelecimento de quarentenas e interrupção de atividades não essenciais (Caballero-Morales, 2021). A paralisação das atividades tende a prejudicar suas receitas das empresas num nível superior ao que poderiam suportar, especialmente as subcapitalizadas (Katare, Marshall & Valdivia, 2021), e dificultar o acesso ao crédito (Centurião, Welter & Abrita, 2020). Contudo, períodos de crise proporcionam oportunidades de mercado que podem ser bem exploradas por meio de ações inovadoras e proativas (Eggers, 2020).
A amostra do estudo compreendeu todos os 853 municípios mineiros. O período analisado foi de dezembro de 2018 a maio de 2021, com dados mensais. Assim, foi possível analisar o fechamento mensal das empresas nos municípios durante a pandemia (março de 2020 a maio de 2021) e estabelecer comparações com o período anterior, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2020. Os testes foram efetuados por meio de regressões múltiplas com dados em painel, com a realização das devidas verificações acerca das possíveis violações aos pressupostos da técnica e da definição dos modelos.
De forma geral, o aumento no número de casos de Covid-19 nos municípios mineiros apresentou relação negativa com o fechamento de empresas. A explicação para esses resultados pode residir nas ações governamentais de enfrentamento econômico à pandemia (Carracedo, Puertas & Marti, 2021) e nas adaptações que as empresas fizeram para se manterem suas atividades e receita (Katare, Marshall & Valdivia, 2021). No entanto, destoando das demais, na Região do Triângulo Mineiro, a variação do número mensal de casos de Covid-19 teve relação positiva com a variação do fechamento de empresas nos municípios.
O estudo evidenciou que o número de casos de Covid-19 foi preditor estatisticamente significativo do fechamento de empresas no Estado. Essa relação foi negativa, de maneira que a variação positiva mensal nos casos de Covid-19 indicou menor fechamento de empresas, sugerindo que ações governamentais e empresariais proporcionaram resiliência no cenário adverso. As análises mostraram, ainda, relativa uniformidade de impacto da pandemia em diferentes regiões. Para pesquisas futuras, sugere-se considerar alternativas de analisar o mercado informal no contexto dos impactos econômicos da pandemia.
Carracedo, P., Puertas, R., & Marti, L. (2021). Research lines on the impact ofthe COVID-19 pandemic on business. A text mining analysis.Journal of Business Research,132, 586–593. Katare, B., Marshall, M. I., & Valdivia, C. B. (2021). Bend or break? Small business survival andstrategies during the COVID-19 shock.International Journal of Disaster Risk Reduction,61, 102332. Miyakawa, D., Oikawa, K., & Ueda, K. (2021, March). Firm Exit during the COVID-19Pandemic: Evidence from Japan.Journal of the Japanese and International Economies,59, 101118.