Resumo

Título do Artigo

Inovações em Recrutamento e Seleção de Pessoas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

e-recrutamento
inovação
recrutamento e seleção

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Barbara Alexandre Lespinassi Sampaio
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA RP
2 - Adriana Cristina Ferreira Caldana
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Administração
3 - SIMONE VASCONCELOS RIBEIRO GALINA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
4 - Gilberto Tadeu Shinyashiki
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - campus de Ribeirão Preto

Reumo

Recrutamento e Seleção (R&S) é uma função vital para qualquer organização para manter e ampliar sua vantagem competitiva, sendo um canal para descobrir talentos para trabalhar na empresa. As principais inovações em R&S englobam o uso de tecnologias, informática e internet, como E-recrutamento que inclui busca de candidatos via mídias sociais, painéis de emprego, entrevista gravada por AVI, e desenvolvimento de softwares como uso de testes cognitivos e de personalidade on-line. O tema é amplamente discutido na literatura, porém de forma não específica.
Existe a necessidade de realizar revisão sistemática de literatura sobre quais foram as inovações ocorridas nos processos seletivos de pessoas e quais vantagens e desvantagens elas trazem. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica da literatura sobre inovação em R&S, analisando como estão sendo avaliadas as principais práticas inovadoras que foram implantadas na última década em R&S, em relação às melhorias de desempenho e qualidade.
A teoria da inovação descreve fatores para seu uso em R&S: 1) vantagem relativa: o grau em que uma inovação é percebida como sendo melhor do que a ideia que ela substitui; 2) compatibilidade: o grau em que uma inovação consistente com os valores existentes, experiências anteriores e necessidades; 3) complexidade: o grau em que uma inovação é percebida como relativamente difícil de entender e usar; 4) experimentabilidade: o grau em que uma inovação pode ser experimentada em uma base limitada; e 5) observabilidade: o grau em que os resultados de uma inovação são visíveis para os outros.
Com os últimos avanços em tecnologias da informação, as empresas buscam agilidade via sistemas para fornecer suporte eficaz no processo de recrutamento e tomada de decisão. Os resultados do presente estudo apresentam o uso das tecnologias como inovação: 1) e-recrutamento (via mídia social, testes online, uso de vídeos e painéis de emprego); desenvolvimento de software e uso de métodos para avaliar a criatividade em processos seletivos
O uso de E-recrutamento é uma inovação importante, porém exige que o RH tenha recursos adequados e esteja preparado para responder o volume de perguntas on-line para dar respostas oportunas e apropriadas aos candidatos, tomando cuidado em não tornar o processo demasiadamente eletrônico a ponto de afetar negativamente a interação humana entre a equipe de RH e entre recrutadores e candidatos; além disso, atentar-se aos controles de privacidade, segurança, confidencialidade e autenticação e não ocasionar discriminação.
BROWN, L.; SHETTY, R.; RICHARDSON, M. Algorithm-driven Hiring Tools: Innovative Recruitment or Expedited Disability Discrimination? CDC - The Center for Democracy & Technology. Ebook, 2020. DERECSKEI, A.K.; NAGY, V.; PAPRIKA, Z. How Can Creative Workplaces Meet Creative Employees? Central European Business Review. V.6, n4, 2017. FURTMUELLER, E. Current Trends in Employee Recruitment Using the Internet. Springer-Verlag Berlin Heidelberg. p. 73–78, 2013.