Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Social em Associação ao Tema Public - Descrição Bibliométrica com suporte em 76 anos de Investigações Indexadas na Web of Science
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Palavras Chave

Empreendedorismo social
Campo de públicas
Web of Science

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Fabiana Pinto de Almeida Bizarria
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF) - Curso de Administração
2 - Danielle Maria Apolonio Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CCHL
3 - Flávia Lorenne Sampaio Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - campus Floriano

Reumo

O empreendedorismo social tem recebido importante atenção nos últimos anos, sendo um tema ainda considerado recente (Chatterjee, Cornelissen & Wincent, 2021), do início da década de 1990, e que se popularizou na descrição de indivíduos a partir de caraterísticas visionárias, energia e resolutividade em relação aos problemas sociais em suas comunidades, também reconhecido como empreendedorismo cívico.
Assim, tem-se como problemática: em 76 anos de investigação sobre empreendedorismo social, que tendências e diretrizes de pesquisa podem ser evidenciadas para o campo de públicas? Por certo, objetiva-se apresentar estudo bibliométrico de artigos indexados na base Web of Science (WoS), ao passo que o estudo dos textos de maior representatividade da bibliometria poderá contribuir com a elucidação de aspectos que fragilizam a abordagem conceitual, agregando às pesquisas futuras aportes teóricos que visam superar desafios relacionados a consolidação do tema.
O empreendedorismo social trata-se de uma empresa social em modelo híbrido com objetivo econômico, com lucro reinvestido na realização dos objetivos sociais (Chliova, Mair & Vernis, 2020). Nesse sentido, há referência à finalidade clara da ação empreendedora, no sentido social, cultural e/ou ambiental, em atenção específica às comunidades locais, com base em gestão idealmente democrática, sendo identificado pela relação entre o tema e comunidade local, movimentos e conflitos sociais, ao expressarem normas, valores e ideologias em prol do empreendedorismo social (Becker, Kunze & Vancea, 2017).
Considerando o lapso temporal de 1945 a 2021, em análise de 157 artigos, observa-se que a contribuição em volume de citações, co-citações, coocorrências, acoplamento bibliográfico privilegiam contribuições teóricas, situadas em países como os Estados Unidos e Alemanha, ao passo que estudos recentes apontam pesquisas de natureza empírica em variados países, em especial, a partir do contexto asiático. Com essa constatação, e, ainda, observa-se movimento de reconhecimento do contexto regional e local no caminho da teorização sobre empreendedorismo social.
A partir do campo de públicas, tem-se tendências e diretrizes de pesquisas para o empreendedorismo social sobre: (i) determinantes e consequentes do fenômeno a partir do contexto sociocultural, institucional e político da região; (ii) intenções, atitudes e práticas centrados em invocações sociais favoráveis à criação de valor social, face à interdependência entre Estado, empresa e interesses comunitários e, (iii) compreensão dos valores e dos motivos relacionados às diferentes gerações.
Becker, S., Kunze, C., Vancea, M. (2017). Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects. Journal of Cleaner Production 147, 25-36. Chatterjee, I., Cornelissen, J. & Wincent, J. (2021). Social entrepreneurship and values work: The role of practices in shaping values and negotiating change. Journal of Business Venturing, 36, 1-23,[106064]. Chliova, M., Johanna M. & Vernis, A. (2020). Persistent Category Ambiguity: The case of social entrepreneurship. Organization Studies, 41(7),1019-1042.