Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CUSTOS EM PROPRIEDADES RURAIS FAMILIARES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Custos
Empresas familiares
Agronegócios

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Grazieli Vitali
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAI
2 - Suzete Antonieta Lizote
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
3 - Patrick Zawadzki
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus Chapecó

Reumo

O gerenciamento eficiente dos custos se constitui fator determinante para as entidades se manterem e prosperarem no mercado. Portanto, identificar como são feitos os controles e a gestão dos custos nas propriedades rurais familiares possui relevância tanto para academia quanto para os proprietários dessas empresas, que podem adotar técnicas gerenciais apropriadas para esse segmento, o que poderá contribuir para promover a sua sustentabilidade econômica. Assim, a gestão torna-se um importante processo para agricultura familiar, que é um segmento relevante no agronegócio brasileiro.
O problema abordado buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como são feitos os controles e a gestão dos custos nas propriedades rurais familiares? Para tanto, se definiu como objetivo geral identificar os controles e as práticas de gestão dos custos das propriedades rurais familiares.
O setor rural é um importante agente econômico e social e, neste mercado competitivo, torna-se necessário o gerenciamento e aprimoramento das ferramentas que forneçam dados relevantes para gestão dessas organizações para auxiliar no processo de tomada de decisão (RODRIGUES, COUTO, VESPUCCI, 2018). O aumento da concorrência, entre outros fatores, tornou os gestores nesse setor mais consciente da necessidade de usar as informações de custos para o planejamento e o controle, auxiliando no processo de tomada de decisão (VIEIRA, CARNEIRO, FILIPIN, 2015)
Optou-se pela abordagem quantitativa, A população foi composta por 126 estabelecimentos da agricultura familiar do Estado do Rio Grande do Sul, resultando em uma amostra de 72 respondentes. O instrumento de pesquisa foi aplicado pessoalmente pelos pesquisadores aos gestores das propriedades rurais, no mês de novembro de 2020. Todas as informações coletadas organizaram-se numa planilha eletrônica Excel® e posteriormente foram aplicadas técnicas estatísticas descritivas com base na frequência das respostas, tendo como referência o faturamento mensal bruto.
Os resultados mostraram baixa escolaridade entre os produtores rurais. Em relação aos controles dos custos foi possível notar que à medida que o faturamento aumenta, há maior número de propriedades declarando que as categorias de custos são controladas. O controle e a gestão são feitos em sua maioria pelos proprietários e as anotações são realizadas em cadernos, sendo pouco utilizados os meios digitais.
RODRIGUES, V. D. V.; COUTO, M. H. A.; VESPUCCI, I. L. Contabilidade rural: particularidades, benefícios e dificuldades de aplicação no setor agrícola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, n. 3, p. 57-80, 2018. VIEIRA, E. P.; CARNEIRO, T. D.; FILIPIN, R. A Relevância da Informação Contábil na Gestão das Empresas do Agronegócio da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Revista de Administração e Contabilidade, v. 14, n. 27, p. 35-70, 2015.