Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social Corporativa pela ótica dos Stakeholders Internos: a conquista da legitimidade organizacional na criação de valor compartilhado.
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Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Teoria do Stakeholders (TS)
criação de valor

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Claudia Caldas Silber
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG em Administração
2 - Yeda Swirski de Sousa
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Patricia Kinast De Camillis
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
4 - Tatiana Gonçalves da Costa
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre

Reumo

No contexto das organizações, a atitude socialmente responsável manifesta-se por meio de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), como a escolha deliberada para realizar ações que promovam algum bem social coletivo. Entende-se que a capacidade de uma organização gerar valor de modo sustentável é determinante para preservar e manter a relação com os stakeholders, considerados partes interessadas. Nesse sentido, é possível relacionar os processos de criação de valor nas organizações com a gestão dos relacionamentos com os stakeholders.
Para a gestão dos stakeholders é necessário o mapeamento dos atores relacionados com a criação de valor no contexto organizacional e a identificação de interesses e motivações dos distintos grupos, para que se possa compreender como ocorrem as relações entre organizações e todas as partes interessadas. Entretanto, o foco nos stakeholders internos ainda é incipiente nas pesquisas. Desta forma, o objetivo é analisar como os stakeholders internos, com foco voltado os funcionários, contribuem para a criação de valor por meio da RSC.
A teoria dos stakeholders (TS) apresenta modelos que possibilitam a classificação de grupos distintos de stakeholders e a identificação dos diferentes tipos de relações e interesses de cada uma das partes com as quais a empresa estabelece vínculos em processos de criação de valor. A RSC pode ser definida como atitude organizacional ética voltada à conquista de resultados econômicos positivos e que realiza ações que visam o bem-estar social com respeito aos recursos do meio-ambiente. Quanto a gestão da RSC, classifica-se as ações como implícitas e explicitas.
A estratégia de pesquisa adotada foi a do estudo de caso único. Para isso, buscou-se identificar uma empresa que atendesse o critério de ser considerada como socialmente responsável e reputada como empresa boa para se trabalhar. Foram utilizados dados primários, oriundos de 9 entrevistas com funcionários envolvidos em práticas de RSC e dados secundários oriundos de cerca de 150 documentos da empresa, bem como depoimentos de funcionários disponibilizados em material específico. As categorias de análise foram estabelecidas indutivamente.
A partir dos dados coletados nas entrevistas e documentos apresenta-se a análise com foco em aspectos relacionados à implementação de políticas e práticas de RSC, o envolvimento dos stakeholders internos através do voluntariado e a importância das temáticas de diversidade e inclusão, e o engajamento e sua importância para criação de valor compartilhado. Destaca-se o papel dos funcionários como stakeholders internos que contribuem para a legitimidade da empresa como socialmente responsável, assim como beneficiam-se pessoalmente das ações organizacionais.
A partir dos dados analisados, é possível afirmar que os funcionários são stakeholders relevantes que oscilam entre latentes e expectantes, com legitimidade e urgência, podendo influenciar decisões estratégicas da empresa. Além disso, estratégias de RSC devem estar vinculadas ao propósito organizacional e aos valores compartilhados entre stakeholders. A implementação de políticas internas que possibilitem funcionários atuarem como representantes da empresa e agentes de transformação, é essencial para legitimidade da empresa como socialmente responsável.
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