Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Orientação Acadêmica
Pós-Graduação em Administração
Construção Social

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Marcelo Oliveira Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
2 - Cléria Donizete da Silva Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Iasmin Ribeiro Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG

Reumo

Nos programas de pós-graduação stricto sensu, talvez a característica mais marcante tem sido o processo de orientação acadêmica. De maneira geral, a pós-graduação tende a se beneficiar de um bom relacionamento entre orientados e orientadores, visto que o modelo de orientação acadêmica sustenta o atual formato dos programas de pós-graduação, ao permitir a produção de conhecimentos especializados. Este trabalho se sustenta na abordagem teórica do construcionismo social, a fim de trazer um entendimento acerca dessa construção social que os atores fazem do processo de orientação acadêmica.
O objetivo deste trabalho foi delineado nos seguintes termos: compreender como o processo de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração é construído. Para tal fim, este estudo qualitativo (oriundo de uma dissertação de mestrado) analisou os entendimentos de uma IES federal, situada no Sul de Minas Gerais, bem como, os de nove professores permanentes e 17 egressos do doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) dessa respectiva IES.
Na fundamentação teórica apresentamos o construcionismo social, sua definição e aplicação, tendo como primeira referência, The Social Constructionof Reality, de Peter L. Berger e Thomas Luckman, originalmente publicado em 1966. O construcionismo social não faz reinvindicações ontológicas, mas epistemologicamente sugere que os fenômenos sociais sejam analisados sob uma perspectiva interpretativista, analisando o fenômeno através dos entendimentos dos atores envolvidos (BERGER; LUCKMAN, 2014).
Neste trabalho, foi realizada a Análise dos Discursos (AD) de alguns dos professores permanentes, egressos do doutorado e do PPGA de uma IES situada no Sul de Minas Gerais. Adicionalmente, foram analisados documentos institucionais, visto que é por meio deles que os discursos institucionais que se inscrevem nas práticas cotidianas dos atores, são permeados. Foram criadas duas categorias para análise dos resultados, (i) um conjunto de elementos referenciais que suportam as práticas de orientação e, (ii) características constitutivas consideradas importantes para a condução adequada do processo.
Os resultados deste estudo evidenciaram que o processo de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração é social e historicamente construído, eles permitem discutir que o processo de orientação é sustentado por um quadro de referências experienciais, institucionais e pedagógicas que balizam as práticas de orientação, e, um conjunto de características consideradas importantes por professores e egressos, tais como a proatividade na aprendizagem, a organização do tempo, o feedback e o apoio na escrita, e, os mecanismos de negociação de interesses entre as partes.
Esses elementos constitutivos evidenciam que o processo de orientação apresenta duas interfaces de construção: objetiva e subjetiva. No primeiro caso, para que o processo ocorra de forma coerente, são necessárias condições socio materiais para que os atores possam realizar suas práticas. De forma paralela, valores, entendimentos, experiências e preferências particulares são inscritos por esses atores nessas mesmas práticas, adequando ou readequando um conjunto de prescrições normativas institucionais à realidade cotidiana.
BERGER, P. L.; LUCKMAN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2014, 239 p. GONZÁLEZ-OCAMPO, G.; BADIA, M. C. Research on doctoral supervision: what we have learnt in the last 10 years. In: MACHIN, T. M.; CLARÀ, M.; DANAHER, P. A. (ed.). Traversing the Doctorate. Reflection and strategies from students, supervisors and administrators. Suíça: Palgrave Macmillan, 2019, p. 117-142.