Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA CULTURA DA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - SC
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Palavras Chave

Inovação
Organizações
Criatividade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Carolina Zeferino
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (UNIDAVI) - Rio do Sul
2 - Anielle Gonçalves de Oliveira
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (UNIDAVI) - Rio do Sul
3 - MEHRAN RAMEZANALI
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (UNIDAVI) - CSA

Reumo

A inovação é foco da maioria das organizações, em especial desde o surgimento do vírus Covid-19. As empresas precisam inventar e reinventar seus métodos, processos de produção e seus produtos. A forma como as organizações administram seus recursos não mais atende as novas mudanças e paradigmas. As empresas devem buscar pessoas criativas e que pensem diferente, visando um futuro melhor com otimização de recursos e eficácia nos projetos. Goller e Bessant (2017) consideram essas pessoas criativas como aquelas que quebram as regras, mudam as perspectivas e conseguem ver as coisas diferentes.
O objetivo deste estudo é verificar a opinião dos empresários da região do Alto Vale de Itajaí sobre a inovação e sua aplicabilidade. Para alcançar os resultados que mostrem essa percepção, foram entrevistados empresários dos diversos setores da economia que atuam na região do Alto Vale do Itajaí - SC. Essa aplicação e adoção de inovação podem ser no desenvolvimento de novos produtos, de processos produtivos, de execução de serviços e na gestão das empresas. Para realizar a pesquisa foi aplicado um questionário, através da ferramenta disponibilizada pelo google formulários.
A inovação é objeto de pesquisa de diversos grupos e instituições em busca de viabilizar seu entendimento de forma simples e praticável pelas pequenas empresas, traduzindo o termo inovação em técnicas e comportamentos de fácil compreensão. Tidd e Bessant (2015) comentam que o comportamento inovador da empresa depende e é influenciado pela competência dos seus gestores. Neste sentido Goller e Bessant (2017) defendem que nas organizações inovadoras encontram-se indivíduos criativos e reforçam a ideia de que inovação é uma função do nível de criatividade do indivíduo e do grupo em uma organização
Essa é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, que busca verificar a opinião dos empresários sobre a inovação e sua aplicabilidade nas suas empresas. Através de um questionário elaborado no google formulário e enviado por endereço eletrônico coletou-se os dados. pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois pretende-se entender o contexto inovativo dessas empresas, e este é um contato inicial. A pesquisa é bibliográfica e documental, à medida que foi feita uma revisão da literatura atual sobre o tema de pesquisa: inovação.
Logo de início, quando questionadas acerca do “Comprometimento da liderança com inovação constante”, a maioria (59,5%) dos respondentes afirma que concorda existir esse comprometimento. Ainda é válido colocar que neste ponto 35,1% responderam que concordam totalmente que exista essa preocupação. Sabe-se que a liderança serve como referência para toda a equipe. Quando a liderança se compromete em ter atitudes inovadoras, a empresa está se colocando à disposição de uma cultura inovadora, que transborda, desta forma, para todos os setores da empresa.
Percebe-se que as empresas precisam fortalecer sua cultura organizacional na direção de práticas inovadores e fixar seus pensamentos na importância da inovação para suas organizações, isso somente pode ser possível quando os gestores tornam-se os atores principais para oportunizar a prática de inovação e incentivo a criatividade e existe um alinhamento entre objetivos para a inovação e a liderança conforme Horn (2021) comenta a respeito. Conclui-se que a empresa pode aprender com outras empresas parceiras ou empresas que obtiveram resultados positivos e que deve investir em inovação.
ARMSTRONG, Paul. dominando as tecnologias disruptivas: aprenda a compreender, avaliar e tomar melhores decisões sobre qualquer tecnologia disruptiva que possa impactar o seu negócio. 1. ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019. ARTIFON, Renato L; CASSOL Alessandra; CUNHA, Julio A. C. da; BONETT, Ariel. Orientação Empreendedora e a Capacidade de Inovação de Micro e Pequenas Empresas do setor de Serviço. Revista de Gestão e Projetos, v. 11, n. 1, 2020. BOMTEMPO, Paulo Cesar; WITOTOVICZ, Rodson M.; YOSHITAKE, Mariano. Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Goiania. Gestão e Regionalidade, v.35