Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE VALOR EM MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
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Palavras Chave

Modelo de negócios sustentável.
Criação de valor.
Estratégia corporativa.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Larissa dos Santos da Silva
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Osório
2 - Fabiana Gondim Mariutti
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - PPGA e Business School
3 - Cleonir Tumelero
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville

Reumo

O construto modelo de negócio (MN) constitui-se de sólida literatura em Estratégia ao tratar da configuração e atribuição de valor de uma organização. Recentemente, variados estudos buscam as práticas e aplicações de sustentabilidade nessa vertente estratégica organizacional ao considerar os tripés econômico, ambiental e social – alcunhado pelos pesquisadores proeminentes no estado da arte como modelo de negócios sustentável (MNS). Sendo assim, o alicerce científico é direcionado pela seguinte pergunta de pesquisa: “Como criar valor em um MNS de uma indústria petroquímica?”.
A indústria de petróleo e gás, frente à pauta sustentável, fez avanços significativos investindo em tecnologias e melhorias de processos que reduzam os impactos de sua estratégia corporativa. Tais adaptações dos seus modelos de negócios são necessárias no âmbito da estratégia corporativa, principalmente quando se avalia que é o setor base para a geração de energia mundial (CNI, 2018). Concomitantemente com esse cenário, apoia-se no objetivo de analisar uma indústria petroquímica sob a perspectiva do Triple Bottom Line para avanço no entendimento dos processos de criação de valor de um MNS.
Um modelo de negócio, como uma “estrutura emergente e resultado de um processo de interação” (MEIRELLES, 2015, p.10), deve buscar uma visão dinâmica de valor, baseada na combinação de conteúdo e processo estratégicos (MEIRELLES, 2019). Se reconhece a importância de líderes na formulação de estratégias corporativas (FELDMAN, 2020) orientadas para a sustentabilidade, sendo imprescindível que tais agentes tenham uma visão de longo prazo para criação de metas visando implementações que refletem diretamente em como seus liderados aderem às mudanças (SAHEBALZAMANI, 2021).
A pesquisa, de natureza subjetiva e dedutiva, utiliza a abordagem qualitativa em uma área de pesquisa incipiente, com foco no propósito do estudo per se, com o alinhamento sistemático do arcabouço teórico, para o alcance da exploração e descrição do problema da pesquisa e do objeto de estudo definidos. Para enriquecimento teórico-metodológico, as coletas e análises de dados primários e secundários foram adotadas, sobre modelo de negócios sustentável da indústria de petróleo e gás. Para os dados primários foi utilizada a técnica análise de narrativa e dos secundários, a análise de conteúdo.
Uma estrutura analítica fundamentada em criação de valor de um MNS previstos por Breuer et al. (2018), Dyck e Silvestre (2018) e Laukkanen e Tura (2020), Loviscek (2020), Sahebalzamani (2021) foi aplicada esse estudo de uma indústria petroquímica. Resultados foram justificados nas respectivas evidências – ambiental: aumento da eficiência e uso responsável de recursos e aumento do bem-estar ambiental; social: proteção à saúde e segurança, respeito às leis e aumento do bem-estar social; e econômico: aumento da eficiência de custos, lucros crescentes e oportunidades e estabilidade operacional.
A criação de valor de modelo de negócios sustentável permeia entre a integração de stakeholders na formulação e implementação de estratégias pelas lideranças, pautadas em aplicabilidades específicas no pilar ambiental, no pilar social e no pilar econômico, no entanto, destacaram-se evidências de processos dos níveis interorganizacional, intraorganizacional e extraorganizacional, sendo que na perspectiva ambiental prevalecem evidências de processos da estratégia corporativa interorganizacional (FELDMAN, 2020).
BOCKEN, N. M. P.; SHORT, S. W.; EVANS, S. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, v.65, 2014, 42-56. BREUER et. al. Sustainability-oriented business model development: Principles, criteria and tools. International Journal of Entrepreneurial Venturing, v. 10. 2018. BOJE, D. M. Storytelling Organizations. Sage Publications, 2008. CNI. O Mapeamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Setor de Petróleo, Gás E Biocombustíveis. 2017. Disponível em: < https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/a2/b8