Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM COOPERATIVAS: UM FRAMEWORK ESTRATÉGICO.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cooperativas
Sustentabilidade
Estratégia como Prática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - WILLIAM NEVES DOS SANTOS
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Guilherme Trez
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios

Reumo

Atualmente as organizações necessitam considerar a sustentabilidade como um tema estratégico da organização. Assim, além da viabilidade econômica, devem buscar desenvolver práticas sustentáveis nas esferas ambientais e sociais. Neste contexto há as cooperativas, que por sua natureza organizacional já possuem estreita relação com tema sustentabilidade. Porém, é necessário entender como ocorrem as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa. Os resultados deste estudo apresentam um framework estratégico de sustentabilidade considerando as singularidades de uma cooperativa.
A questão norteadora desta pesquisa é: Quais as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro? Como objetivo, esta pesquisa busca identificar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito e propor um framework estratégico. Além desta introdução, este estudo apresenta uma discussão teórica, o método de pesquisa utilizado, resultados encontrados e considerações finais.
Esta pesquisa se fundamenta nos conceitos de sustentabilidade e sua relação com os conceitos do cooperativismo, sendo possível relacionar a influência dos Princípios Cooperativos no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disto, é realizada uma análise das singularidades de uma cooperativa por meio da abordagem da Estratégia como Prática.
Foi realizado um estudo de caso único, tendo como unidade de análise uma cooperativa de crédito. A coleta de dados ocorreu por entrevistas, observação e pesquisa documental, sendo a técnica de análise de conteúdo o método para analisar os dados da pesquisa.
A cooperativa desenvolve uma estratégia de sustentabilidade baseada na orientação para o mercado, de maneira a constituir um fluxo de aprendizagem organizacional. Se destacam o papel da alta liderança e do gerente intermediário. Ao contrário do esperado, os associados têm pouco impacto nas decisões relacionadas a sustentabilidade. E, os princípios cooperativos servem como validadores das práticas. Por fim, é necessário considerar os praticantes externos e as práxis do Sistema Financeiro Nacional que impactam nas práticas internas da cooperativa.
A cooperativa pesquisada possui um amplo conjunto de práticas de sustentabilidade, pois o tema é considerado estratégico para a organização, tendo apoio da alta liderança. Os associados ainda não estão muito envolvidos com o tema, logo sua influência nas práticas de sustentabilidade só ocorre em momentos pontuais, como no comitê de sustentabilidade. A estratégia de sustentabilidade ocorre considerando os princípios cooperativos, porém considerando as práticas do mercado em que a cooperativa está inserida.
ALIANÇA INTERNACIONAL COOPERATIVA; BIALOSKORSKI, S; CEPINSKIS, J.; ŽIRGUTIS, V.; ŽIRGUTIENĖ, S.; COTÓN, M. C.; CASTRO, N. R; DALE, A. et al.; DYLLICK, T.; MUFF, K; ESTY, D. C; SIMMONS, P. J; FLICK, Uwe; GIL, Antonio Carlos; GLADWIN, T. N.; KENNELLY, J. J.; KRAUSE, T.-S; GODOY, Arilda Schmidt; INTERNATIONAL CO-OPERATIVE ALLIANCE.; JARZABKOWSKI, P. ; JARZABKOWSKI, P., BALOGUN, J., & SEIDL, D; JARZABKOWSKI, Paula; SPEE, P; SCHNEIDER, José Odelso; SLATER, F. Stanley; NARVER, John; VAARA, E.; WHITTINGTON, R.; WHITTINGTON, R;