Resumo

Título do Artigo

O Estado da Arte da Produção Científica Recente Relacionada com Mudanças em Contabilidade Gerencial
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Bibliometria
Mudança em Contabilidade Gerencial
Análise de Redes Sociais

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - DANILO GOMES CURCIO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
2 - José Carlos Tiomatsu Oyadomari
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

A presente revisão sintetiza conhecimentos que podem auxiliar atores sociais a orientar, planejar e gerenciar processos de mudança em contabilidade gerencial, classificando os trabalhos conforme o vocabulário constante em seu resumo e identificando as correntes teóricas e práticas metodológicas mais utilizadas, assim como os autores, trabalhos e periódicos mais influentes.Deste modo, este trabalho oferece uma base de referências e indicações de leitura aos profissionais e pesquisadores que desejem construir ou ampliar um repertório sobre mudanças organizacionais.
A questão de pesquisa que esse estudo pretende responder é “qual é o estado da arte da produção científica recente em mudanças de práticas de contabilidade gerencial?”. O objetivo principal é identificar o estado da arte da pesquisa recente em contabilidade, e objetivos específicos são: identificar os principais autores, periódicos, correntes teóricas, abordagens metodológicas e identificar como a produção e a base de referências sobre o tema estão organizadas.
Lei de Zipf, que descreve como algumas poucas palavras são utilizadas muitas vezes e uma quantidade maior de palavras é utilizada mais raramente. Ao analisar a obra Ulisses de James Joyce, Zipf formulou o princípio do menor esforço: há uma economia no uso de palavras, de modo que as mesmas palavras devem se repetir muitas vezes, e as palavras mais usadas indicam o assunto de um documento. A Teoria dos Grafos é um ramo da matemática que estuda a relação entre os elementos de um determinado conjunto, como as palavras que compõe um texto.
Embora a produção científica seja pulverizada, os autores que escrevem sobre o tema “bebem da mesma fonte”, revelando um certo isomorfismo em termos de produção acadêmica. Do ponto de vista mais crítico esse fenômeno, que consiste em uma consolidação de autores, fontes, ideias e teorias que se tornam tão influentes, pode chegar ao ponto de dificultar o surgimento de novas abordagens que avancem o conhecimento sobre o tema. O poder não é abordado ou é abordado de modo superficial na maioria dos artigos.
Síntese de uma base de referências para os leitores interessados em mudanças relacionadas com contabilidade gerencial. O presente estudo identifica lacunas na literatura: a primeira referente à formação de uma pequena hegemonia de autores e periódicos na base de referências. A segunda que duas perspectivas teóricas dominam o tema. Em conjunto essas lacunas podem estreitar o campo de estudos sobre o tema. Por último, verifica-se a ausência de uma abordagem mais dialética do poder enquanto provocador e direcionador de mudanças.
ARAÚJO, C. A. Bibliometria : evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006. BURNS, J.; SCAPENS, R. W. Conceptualizing management accounting change : an institutional framework. Management Accounting Research, v. 11, n. 1, p. 3–25, 2000. CERVI, E. U. Análise de conteúdo automatizada para conversações em redes sociais online : uma proposta metodológica. Anpocs, n. 48, p. 26, 2018. DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The Iron Cage Revisited : Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields. American Sociological Review, v. 48, 1983