Resumo

Título do Artigo

CURRICULARIZAÇÃO: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO ECOTRILHA EM DEFESA DO RIO URUÇUÍ PRETO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Curricularização
Extensão Universitária
Ecotrilha

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - CAMPUS CERRADOS DO ALTO PARNAÍBA

Reumo

O projeto Eco trilha em defesa do Rio Uruçuí Preto, buscou sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação e preservação não só do meio ambiente, mas em especial, a conservação do rio e o uso consciente e responsável do mesmo. A partir de tais considerações, o presente caso tem como objetivo analisar a trilha ecológica como recurso didático pedagógico voltado à educação para sustentabilidade de estudantes de uma instituição pública de ensino superior. O resultado das atividades despertou a sensibilidade não só dos alunos, mas da sociedade e da comunidade acadêmica.
O caso foi desenvolvido para promover reflexões em torno da Intervenção Pedagógica na disciplina de Gestão Ambiental do Curso de Administração da UESPI, campus de Uruçuí, proporcionando a formação mais abrangente dos discentes. Bem como, diminuir a dificuldade existente na suma efetivação de conteúdos teóricos abordados em instituições de ensino versus a prática.
Para alcançar o problema de pesquisa, utilizou-se de aulas expositivas em sala de aula e observações em campo, alinhando teoria e prática. A parte prática, consistiu na visita ao Rio Uruçuí Preto. Era domingo, 30 de junho de 2019, um grupo de 17 (dezessete) alunos saíram da sede da cidade de Uruçuí, até as margens do rio. Assim, os alunos foram convidados a executar o trajeto. Observando o que estava a sua volta, familiarizando-se com o Meio Ambiente. Todas as atividades foram realizadas em contato com a natureza promovendo a sensibilização nessa integração entre ambiente e alunos.
Sugere-se a aplicação desse caso para alunos de cursos de graduação em Administração, nas Disciplinas de Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. (edição digital). BRUNNQUELL, C.; BRUNSTEIN, J. Sustainability in Management Education: Contributions from Critical Reflection and Transformative Learning. Metropolitan Universities: an international forum, v. 29, p. 25 - 42, 2018. NASCIMENTO, J. W. S. do; CARDOSO, S. C. S. C.; CERQUEIRA, K. A. Educação para sustentabilidade: o caso do projeto de extensão “eco trilha em defesa do rio Uruçuí Preto”. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA XXI. São