Resumo

Título do Artigo

Elaboração de uma metodologia baseada em Estatística para encaminhamento dos casos de COVID-19.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Covid-19
Regressão Logística
Protocolo

Área

Artigos Aplicados

Tema

COVID-19 em Artigos Aplicados

Autores

Nome
1 - FERNANDO FREIRE VASCONCELOS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Heber Jose de Moura
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

O objetivo geral deste artigo é propor uma metodologia estatística, baseada na regressão logística, capaz de indicar se um paciente que testou positivo para a Covid-19 deve ser direcionado para isolamento domiciliar ou ficar internado no hospital, a partir dos resultados provenientes de exames básicos de sangue e da sua idade. Observou-se que utilizando-se o cruzamento de indicadores contidos em exames básicos de sangue com a idade dos pacientes, é possível estimar com razoável grau de confiabilidade para onde devem ser encaminhados os pacientes.
Existe uma preocupação com a disponibilidade de unidades de terapia intensiva (UTI) necessárias para tratamento dos infectados graves e de testes para detecção da Covid-19 (Rodriguez & Morales, 2020). Destaca-se a situação da superlotação dos serviços públicos de saúde no Brasil tende a se agravar em virtude da pandemia. Além disso, a detecção precoce dos casos durante o período de incubação, isto é, antes do aparecimento dos primeiros sintomas, não tem sido possível, considerando que se baseia no rastreamento completo dos contatos e testes do indivíduo assintomático (Pellis et al, 2020).
O problema de pesquisa consiste na formulação de um método capaz de antecipar o encaminhamento dos pacientes que testaram positivo, para sua permanência em casa ou para um hospital, a partir da experiência do Hospital Albert Einstein em São Paulo. Os dados partiram de 5.645 testes de sangue de pacientes no período de março e abril de 2020 dos Hospital Albert Einstein do banco de dados disponibilizado pela instituição no site Kaggle.com. Utilizou-se as variáveis independentes Proteína C-Reativa, Neutrophils, Monocytes e a idade do paciente acometido da Covid-19.
A partir dos indicadores extraídos dos hemogramas realizados, procurou-se selecionar aqueles relevantes para estimar a variável dependente IE, com valor 0 para Casa e 1 para Hospital. Para tanto usou-se o teste da diferença de médias ANOVA 1-way para as variáveis com distribuição normal e o teste não paramétrico de diferença de distribuições U de Mann-Whitney para as demais. Após, para aquelas consideradas significantes ao nível de 5% foram selecionadas as mais relevantes pelo método stepwise da regressão logística.
As variáveis Proteina C-reativa, onde Patient age quantile, Neutrophils e Monocytes se mostraram os melhores preditores para estabelecer se o paciente acometido de Covid-19 deve permanecer internado ou ser encaminhado para sua residência. Para refinar o modelo estabeleceu-se um ponto de corte na regressão logística de 0,3 que aumentou o nível de acerto de internação para 97,4%. O Nagelkerke R Square foi de 0,595. Ao antecipar a ação de encaminhamento do paciente, poderá contribuir para otimizar os serviços públicos de saúde e dar direcionamento correto ao paciente com covid-19.
O modelo apresentado pode ser utilizado como um protocolo preliminar para a tomada de decisão neste momento de incerteza, principalmente nas situações envolvendo populações menos assistidas, para as quais os testes são escassos. É possível que este modelo, de aplicação simples e acessível, possa se constituir em um protocolo preliminar para a testagem dos pacientes. Além disso as variáveis obtidas no modelo podem ser coletadas em exames de sangue simples e baratos, quando comparado com teste específico de Covid mais caro e demorado.