Resumo

Título do Artigo

CULTURA DE INOVAÇÃO EM UMA EX-START-UP: UM ESTUDO NUMA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura Organizacional
Cultura de Inovação
Start-up

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Felipe Carvalhal
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA

Reumo

O artigo trata sobre uma possível Cultura de Inovação em uma ex Start-up. Destarte, a Cultura de inovação é um tema que tem despertado o interesse de pesquisadores e gestores e gestoras em todo o mundo, em grande parte em razão da relação com desempenho organizacional vinculado à competitividade no mercado, sendo considerada como algo parte de uma cultura maior de uma organização e almejada nas organizações para a melhoria de seu desempenho e de sua vantagem competitiva.
Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral analisar os elementos da cultura organizacional de uma empresa de Marketing Digital tendo como pressupostos uma cultura de inovação. Especificamente buscou-se traçar o perfil das pessoas respondentes com a intenção de se ter uma visão mais clarificada das pessoas que compõe a organização pesquisada, e identificar os aspectos culturais com maiores e menores frequências.
O trabalho é pautado em dois temas âncoras, Cultura Organizacional e Cultura de Inovação. Percebe-se que apesar do primeiro ser vastamente trabalhado na academia, o segundo carece de mais aprofundamento e entendimento. É preciso buscar entender como ela se relaciona com a cultura organizacional, quais aspectos são inerentes a uma organização que possua este tipo de cultura, quais marcadores sociais estão presentes, em quais contextos ela é emerge mais facilmente, bem como pensar práticas gerenciais que promovam uma cultura de inovação, indepenindependentemente do tipo e contexto da organização
Este é um estudo descritivo analítico de um contexto específico, de natureza qualitativa, adotando do ponto de vista ontológico a realidade como uma construção social. Em relação à estratégia de pesquisa será adotado o estudo de caso, com aplicação de Survey. O estudo foi realizado em uma empresa brasileira do setor de serviços, do ramo de Marketing Digital, com um total de 59 respondentes.
Digital, baseado como pressupostos uma cultura de inovação, os resultados deste estudo apontaram para aspectos relacionados à performance e desempenho, tais como ser orientado para resultados e ter alta expectativa de desempenho, aonde o trabalho é realizado de forma analítica, dentro de um ambiente informal que preza pelo estímulo ao aprendizado e respeito ao indivíduo. Em contrapartida, os aspectos tidos como os menos condizentes com a organização pesquisada foram previsibilidade, ambiente estável, ser orientado por regras, segurança no trabalho, ser agressivo e baixo nível de conflito.
De forma geral, a organização pesquisa possui os elementos que Janiunaite e Petraite (2010) argumentam como cruciais para que ser possível a manifestação da inovação, e assim, ao meu ver ser possível a criação de uma cultura de inovação. Ao passo que a visão e missão proporcionam diretrizes para as pessoas e para o exercício de seu trabalho, combinado com uma comunicação democrática e colaboração são um caminho seguro para criar uma cultura de inovação.
-