Resumo

Título do Artigo

Conceitualização e Aplicação do Shadowing em Estudos de Gestão e Negócios
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Revisão Sistemática
Sombreamento
Gestão

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Gabriela Zanandrea
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Cristiane Froehlich
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Programa de Pós_Graduação Mestrado em Administração
3 - Ane Linden
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Administração
4 - Claudia Cristina Bitencourt
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O shadowing é uma técnica de pesquisa desenvolvida em um contexto real, onde ocorrem os fenômenos organizacionais. É considerada uma abordagem emergente nos estudos de gestão, com base nas ações do pesquisador como sombra de um membro de uma organização, acompanhando suas ações diárias e também observando os eventos imprevistos.
O trabalho de campo, pode ser altamente imprevisível e incerto, além de aumentar a ansiedade dos pesquisadores e pesquisados. Como essa técnica permite maior aproximação do pesquisador com as ações realizadas pelo pesquisado, pode apresentar uma perspectiva mais rica e densa de comportamentos e experiências, com a observação direta da linguagem corporal e das conexões sociais estabelecidas. O objetivo desta pesquisa é analisar a prática de shadowing no campo da gestão a partir de uma revisão sistemática da literatura.
Uma forma de pesquisa que busca uma compreensão mais profunda de uma atividade realizada por um ator, ou um contexto, chama-se de Shadowing. Segundo Czarniawska (2014, p. 43), shadowing pode ser descrito como “observação em movimento” e envolve “um pesquisador acompanhando de perto um membro de uma organização por um longo período de tempo” (Mcdonald, 2005, p. 456).
Cento e setenta e três artigos foram obtidos e analisados por meio da análise qualitativa de conteúdo. Dessa forma, foi possível compreender o conceito de shadowing, sua aplicação e os principais cenários estudados, bem como suas limitações.Os dados apontaram o crescente interesse dos pesquisadores pelo uso dessa técnica no contexto da gestão.
Os resultados mostraram que, com base nessa técnica, é possível compreender os papeis desempenhados pelos membros da organização e, assim, entender melhor a dinâmica do trabalho nas organizações.A pesquisa usando shadowing apresenta vantagens sobre as realizadas com outras técnicas. Uma delas é a capacidade de entender melhor as peculiaridades da gestão contemporânea, por meio do monitoramento simultâneo de várias situações e testemunhar mudanças constantes no ambiente organizacional.
Abdalla, M. M., Oliveira, L. G. L., Azevedo, C. E. F., & Gonzalez, R. K. (2018). Quality in qualitative organizational research: types of triangulation as a methodological alternative. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(1), 66-98. Boe, M.; Hognestad, K., & Waniganayake, M. (2017). Qualitative shadowing as a research methodology for exploring early childhood leadership in practice Educational Management Administration & Leadership. SAGE Publications, London, 45(4), pp. 605–620. Czarniawska, B. (2014). Why I think shadowing is the best field technique in management and organization studies. Q