Resumo

Título do Artigo

QUALIDADES DE UM PROFESSOR EXCELENTE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COM BASE NO TEACHER BEHAVIOR CHECKLIST (TBC)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

qualidade docente
estudantes
professor referência

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC
2 - Guilherme Simões Belote
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UBERLANDIA
3 - EDVALDA ARAUJO LEAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

As instituições de ensino superior (IES) vem passando por reestruturação e adaptação para encarar os novos desafios exigidos pelo ambiente dinâmico (REZENDE; LEAL, 2013). Inúmeras pesquisas têm sido desenvolvidas com o propósito de investigar as competências e saberes docentes no requeridas no ES buscando contribuir para o processo ensino aprendizagem. Portanto, este estudo visa contribuir para auxiliar na avaliação formativa de professores universitários, quanto às competências técnicos/pedagógicos e/ou sociais/relacionais necessárias à sua atuação na perspectiva dos discentes.
No cenário atual é requerido dos docentes uma melhor preparação e qualificação para contribuir de forma mais assertiva no desenvolvimento de profissionais qualificados. Neste sentido, surge a questão: Quais as qualidades de um professor tido como referência com base no Teacher Behavior Checklist (TBC) na percepção dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis? O objetivo é investigar as 28 qualidades/comportamentos do professor excelente com base no TBC na percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis de IES pública localizada em Minas Gerais.
O Teacher Behavior Checklist (TBC) trata-se de uma ferramenta de avaliação do comportamento docente desenvolvida no estudo de Buskist et al. (2002) no formato de checklist construído com base na opinião dos graduandos conforme suas experiências com os professores em sala de aula. Para Henklain (2017, p. 88) o TBC permite avaliar a relevância de diversos construtos comportamentais técnicos/pedagógicos e/ou sociais/relacionais e expõem o seu uso como “recurso adicional e auxiliar para identificar aspectos do repertório do professor que podem ser mantidos e outros que precisam ser aperfeiçoados”.
Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram levantados com aplicação de questionários aos discentes matriculados do 3º ao 10º período do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública localizada em Minas Gerais, obtendo-se 363 respostas. Para tanto, utilizou-se o modelo TBC na versão brasileira adaptado por Henklain (2017) e também solicitou-se aos estudantes uma autoavaliação em relação ao seu desempenho acadêmico. Para o tratamento dos dados foi utilizado a análise descritiva, teste de diferença de médias não paramétrico de Mann-Whitney e teste de correlação de Pearson.
Os resultados indicam que a maioria das notas atribuídas pelos discente foram altas, apontando para uma média de 6,00 entre as qualidades propostas pelo TBC. As 10 principais qualidades nomeadas pelos discentes são: domínio de conteúdo, respeitoso, preparado, confiante, atualizado, comunicativo, avaliador justo, atencioso e amigável, qualificado continuamente e acessível/disponível. Os estudantes pontuam melhor os comportamentos técnicos/pedagógicos dos docentes, ou seja, consideram com maior relevância o domínio de conteúdo, a preparação, a confiança e a atualização.
As características do aluno e do curso e, portanto, externas e não controladas pelo docente, são variáveis que influenciam na pontuação ranking das qualidades do professor tido como referência. Foram identificadas avaliações mais positivas dos docentes por parte dos estudantes do gênero feminino, como também observado nos estudos de Henklain (2017) e Zanella, Antonelli, Bortoluzzi (2017). Os achados apontam para as necessidades e particularidades dos diferentes grupos e para a importância de adaptação e exploração de diferentes qualidades pelo docente a fim de melhorar a sua atuação.
BUSKIST, W. et al. Elements of master teaching. Em S. F. Davis & W. Buskist (Orgs.), The teaching of psychology: Essays in honor of Wilbert J. McKeachie and Charles L. Brewer. New York: Psychology Press. p. 30-39. 2002. HENKLAIN, M. H. O. Aplicações do Teacher Behavior Checklist à formação e avaliação de professores de nível superior: Contribuições analítico-comportamentais e psicométricas. 2017.