Resumo

Título do Artigo

Um Ventre Chamado Coração: o processo de adoção nas perspectivas do marketing macrossocial
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

macromarketing
marketing macrossocial
adoção infanto-juvenil

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Clara Amorim Pontes Correia Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

Partindo do pressuposto de que o processo de adoção atual no Brasil se configura como um problema social complexo, tendo em vista que atualmente no Cadastro Nacional da Adoção constam 9.640 crianças aptas para a adoção, enquanto existem 46.186 famílias pretendentes no mesmo cadastro. Levando em consideração as discussões a respeito da ineficiência do marketing social em tais casos, dado o foco demasiado no nível individual, optamos por utilizar a abordagem emergente denominada marketing macrossocial para análise desse problema sistêmico.
Somente a criação de leis não foi capaz de transformar a realidade dessas crianças em situação de vulnerabilidade, visto que o problema no sistema de adoção envolve múltiplas dimensões, dentre elas pressupomos a burocracia e o preconceito, que são questões críticas e de cunho social. Por isso optamos por analisá-lo à luz do marketing macrossocial, compreendendo os fatores que constituem esse processo no Brasil, seus agentes, os facilitadores e suas barreiras a fim de propor ações que possibilitem transformar a realidade de crianças que não estão tendo seu direito à convivência garantido.
O estereótipo de preferência das famílias pretendentes não condiz com a realidade das crianças institucionalizadas, sendo esse um dos fatores que contribuem para o desequilíbrio desse sistema. Os estudiosos de marketing macrossocial defendem que, para esses problemas estruturais, denominados wicked problems, são necessárias intervenções em diversos níveis da sociedade visando gerar mudanças holísticas. Considerando os níveis como um continuum, as intervenções devem acontecer de forma integrada em todos eles, em especial no upstream e midstream visando dar suporte às mudanças em downstream.
Foram realizadas entrevistas usando a técnica de história oral temática com famílias que estão no processo de adoção ou que já o finalizaram. Também foram feitas entrevistas em profundidade com os demais atores do sistema de adoção como os líderes de projetos sociais, representantes do judiciário e responsáveis pelas instituições de acolhimento, entre outros. Em paralelo, foi realizada uma observação participante junto ao Grupo de Estudos e apoio à Adoção (GEAD-JP) de forma presencial e virtual. Depois de coletados, esses dados foram transcritos e analisados mediante análise de conteúdo.
Os dados foram agrupados em duas dimensões chamadas Sistema e Visão analítica e Envolvimento e subjetividade. Dentro dessas dimensões as informações foram divididas em categorias denominadas: estrutura do sistema, críticas e falhas do sistema, pontos positivos e sugestões, significado e motivação, a complexidade da ação, esforços, engajamento e práticas institucionais, e questões subjetivas. Com base nos dados coletados constatamos que o sistema realmente é complexo e interligado, e que existem diversas causas para o desequilíbrio encontrado.
As barreiras foram identificadas e suas possíveis causas foram elencadas, visando diminuí-las ou solucioná-las de acordo com seus níveis desenvolvemos propostas de intervenções de marketing macrossocial e seus respectivos responsáveis. Como exemplo, mutirões de priorização dos processos de adoção, parcerias com o judiciário para um papel chave no desenvolvimento e fornecimento de intervenções, campanhas que desmistifiquem o abandono e promovam a entrega consciente, e palestras nas comunidades sobre os passos da entrega consciente e da ilegalidade das adoções diretas.
FERREIRA, F. R. F. O preço da criança e a nova cultura da adoção: do cenário político-legal às práticas de adoção em Natal/RN. Estudos de Sociologia, 19(36), 2014a. HAMBY, A.; PIERCE, M., BRINGBERG, D. Solving Complex Problems: Enduring Solutions through Social Entrepreneurship, Community Action, and Social Marketing. Journal of Macromarketing, 37(4), p. 369-380, 2016. KENNEDY, A. M. Macro-social marketing. Journal of Macromarketing, 36(3), 354–365, 2016.