Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO (2009-2019)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ecossistema de Inovação
Universidade
Empresas e Governo

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes de Cooperação, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - CATHIA PETRANSKI CORREA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - ADMINISTRAÇÃO
2 - Sandra Mara Stocker Lago
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel

Reumo

Com o avanço do cenário globalizado, empresas públicas e privadas tornam-se cada vez mais competitivos por conta da concorrência, dos altos níveis de incerteza em relação ao futuro, do aumento constante da produtividade entre países e maiores exigências dos consumidores. Para que se diferenciem no mercado, é preciso buscar como estratégia central, a inovação.Universidades, Empresas e Governo, perceberam a oportunidade de crescimento e desenvolvimento das organizações e da região através da criação de ambientes colaborativos e inovador, chamado Ecossistema de Inovação.
Os Ecossistemas de Inovação são ambientes que estimulam o empreendedorismo, através do desenvolvimento de projetos inovadores contemplando a troca de práticas produtivas e conhecimento, de forma sinérgica entre os agentes envolvidos.Os empreendedores buscam esses ambientes para estabelecer cooperações com universidades e centros de pesquisa, compartilhando o conhecimento e desenvolvendo projetos de inovação.Sendo assim, é interessante aprofundar-se nos estudos existentes. Objetiva desenvolver uma análise da produção científica em administração sobre o Ecossistema de Inovação (2009,2019).
Cooperação entre Governo, Universidade e Indústria; Ecossistema de Inovação; Os estudos da categoria “O papel das universidades dentro do ecossistema de inovação”, focam no estudo de como a universidade atua dentro do ecossistema de inovação e a percepção das empresas. A categoria “ Implicações no desenvolvimento de inovações na cooperação entre U-E”, concentra os estudos em fatores que impactam na cooperação entre U-E. E a categoria denominada de “Habitats de Inovação”, demonstra pontos positivos e negativos observados entre os atores do ecossistema de inovação.
Os estudos evidenciam que, os parques tecnológicos contribuem de forma positiva para o desenvolvimento e inovação dos atores ali inseridos, e que o compartilhamento de conhecimento pode ser favorável para a criação de novos negócios, gerando valor agregado e desenvolvimento regional, porém, o não compartilhamento de conhecimento entre empresas precisa ser desmistificado. Demonstram a importância da universidade inserida em parques, tornando-se protagonista na interação com os atores. atuação do governo, estas demonstram que, sua participação é vista de forma insatisfatória.
Em geral percebe-se que o tema ainda é pouco explorado em pesquisas científicas na área da administração; ainda é insipiente no que tange as pesquisas científicas na área de administração e também na pratica;o ecossistema de inovação é um modelo dinâmico capaz de gerar inovações e desenvolvimento regional, trazendo inúmeros benefícios a sociedade; algumas barreiras e dificuldades delimitam o desenvolvimento deste modelo de ecossistema inovador, as quais precisam ser desmistificadas;
Adner, R., & Kapoor, R. (2010). ; Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. (2014). ; Bandeira, R. (2015). ; Bencke, F. F. (2016). ; Bichara, L. A. D. C. (2013). ; Bittencourt, A. C. (2019). ; Bizzi, A. G. (2018). ; Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais. (2016). ; Correia, A. M. M., & Gomes, M. D. L. B. (2012). ; da Silva, M. V. G., de Sá, D., & Spinosa, L. M. (2019). ; de Araújo Ruiz, S. M., & Martens, C. D. P. (2019). ; de Oliveira Santos, G., & Peixoto, F. V. P. C. (2019). ; Etzkowitz, H. (1993). ; Valente, L. (2010). ; Etzkowitz, H. (2009).