Resumo

Título do Artigo

DUAL-CAREER (QUEER) FAMILY: uma discussão para além dos papéis de gênero
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Palavras Chave

dual-career family
teoria queer
gênero

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Guilherme Pinheiro Maria
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Piracicaba
2 - Heliani Berlato
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Esalq

Reumo

Estudos realizados nos últimos cinco anos sobre a temática da dual-career family têm mostrado uma tendência em se considerar famílias compostas por casais heteroafetivos como sujeitos de pesquisa. Berlato (2018, p.210) defende a realização de novos estudos que focam os casais homoafetivos. Para a autora, “casais do mesmo sexo podem possuir ou não características diferentes dos casais tradicionais (homem e mulher)”.
Afim de ampliar as possibilidades de discussão dentro da temática da dual-career family para além das relações heteroafetivas e da discussão em torno dos papéis de gênero masculino e feminino, este ensaio teórico se baseia nas ideias advindas da teoria queer e das apropriações do termo queer. Para tanto, pretende-se apresentar os principais conceitos que envolvem a teoria e o termo queer. Além disso, relacionar tais conceitos com a temática da dual-career family, afim de identificar quais processos derivam dessa convergência e que dão suporte ao termo proposto da dual-career queer family.
Influenciada pelos ideais da pós-modernidade e pelos objetivos do pós-estruturalismo, a teoria queer é caracterizada por um pensamento que questiona as normas predominantes relacionadas ao entendimento de sexo, sexualidade, corpo, desejo sexual e gênero (RUMENS; SOUZA; BREWIS, 2019). Para Sullivan (2003) o termo queer deve ser encarado como um verbo e como um processo de desconstrução da ideia do comportamento normal. Assim, conceber queer como um verbo significa “questionar ou ridicularizar, estragar, colocar fora de ordem” o que é aparentemente ordenado (SULLIVAN, 2003. p. 52).
A teoria queer se revela como uma perspectiva pertinente aos estudos que pretendem ampliar a discussão em torno do conceito de carreira, trazendo um olhar desconstrutivista, que questiona o porquê a terminologia tradicional sobre carreira ainda é fortemente considerada nos estudos sobre dual-career family. Além disso, a ideia de desconstrução da normalidade carregada pelo termo queer possibilita repensar o conceito tradicional de família como uma instituição que vai além da união entre pessoas do mesmo sexo e questionar os papéis tradicionalmente atribuídos aos gêneros.
A inserção do termo queer no escopo da dual-career family chama a atenção para a inclusão da diversidade de configurações familiares para além da heteroafetiva, tradicionalmente considerada. Também propõe processos desconstrutivos capazes de avançar em discussões e apresentar novos pontos de vista. Com isso, três processos são reconhecidos e caracterizados afim de representar a abordagem que insere o queer na dual-career family: a ampliação sobre entendimento de carreira, o repensar sobre o conceito de família, e a ultrapassagem das fronteiras contidas nas categorias binárias de gênero e sexo.
BERLATO, H. O processo de (re)conhecimento das empresas sobre as práticas de gestão de pessoas voltadas às iniciativas que tratam a relação trabalho e família: um olhar sob a perspectiva da dual career. Piracicaba-SP, 2018, 249 p. Tese de Livre-Docência (Administração) – ESALQ-USP, 2018. RUMENS, N; SOUZA, E, M de; BREWIS, J. Queering Queer Theory in Management and Organization Studies: Notes toward queering heterosexuality. Organization Studies, v. 40, n. 4, p. 593–612, 2019. SULLIVAN, N. A Critical Introduction to Queer Theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2003.