Resumo

Título do Artigo

PEQUENOS NEGÓCIOS E A COVID 19: uma análise à luz do Entrepreneurial Marketing (EM)
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Marketing
Comportamento

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Andre Luiz Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

O impacto no mercado, decorrente da pandemia ocasionada pela propagação do Coronavírus, (Covid-19), foi intenso, atingindo empresas no mundo todo. As medidas restritivas a mobilidade acentuaram as dificuldades, especialmente para pequenas empresas. Além dos impactos decorrentes do mercado, é importante também considerar que as decisões empreendedoras são, por vezes, pouco racionais. O estudo adotou como referência o Entrepreneur Marketing – EM para avaliar o comportamento do empreendedor, por meio de abordagem qualitativa e exploratória em Lives do Instagram.
Problema de pesquisa: qual o comportamento adotado por empreendedores brasileiros frente aos desafios do mercado durante a pandemia do Covid-19? Como objetivo, se busca identificar se o comportamento do empreendedor brasileiro de micro e pequenas empresas tem aderência com o indicado pelo Entrepreneurial Marketing, especialmente a variação de Morrish e Jones (2020) elaborada para cenários de desastre.
Como fundamentação teórica, se adota o conceito de Entrepreneurial Marketing, um tipo específico de marketing, inovador, arriscado, proativo, focado em oportunidades e que pode ser realizado com recursos restritivos e controlados (Kraus et al., 2010). Se consideram os elementos específicos do modelo de Morrish e Jones (2020) para ambientes afetados por desastres.
Foi constatado que todos os pontos do modelo puderam ser evidenciados no comportamento do empreendedor de pequeno porte brasileiro. No entanto, tais pontos tiveram ênfases distintas, alguns muito priorizados, outros tiveram ressalvas. Com relação as prioridades, a preocupação com recursos, sobretudo financeiros, se sobrepuseram aos demais comportamentos. Há uma consideração sobre a eficácia do próprio raciocínio que caracteriza o processo decisório do empreendedor. A aceitação do risco se apresentou regular. O componente adicional Parcerias foi apontado.
Se conclui que o modelo de Morrish e jones (2020) é aderente ao comportamento do empreendedor brasileiro no cenário pandêmico da Covid-19. No entanto, as prioridades atribuídas aos elementos indicam especificidades que podem estar relacionadas ao perfil do empreendedor, o cenário imposto, ou mesmo uma inconsistência do modelo, o que exige aprofundamento do estudo.
MORRISH, Sussie C., JONES, Rosalind. Post-disaster business recovery: An entrepreneurial marketing perspective. Journal of Business Research. N. 113. Elsevier, 2020. ALQAHTANIA, Nasser, USLAYB, Can Uslayb. Entrepreneurial marketing and firm performance: Synthesis and conceptual development. Journal of Business Research. N. 113. Elsevier, 2020. KRAUS, S, HARMS, R, FINK, M. Entrepreneurial marketing: moving beyond marketing in new ventures. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management. N. 11. 2010.