Resumo

Título do Artigo

FATORES PROPULSORES E INIBIDORES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SEUS REFLEXOS NO ADVENTO DA PANDEMIA COVID-19
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Palavras Chave

Transformação Digital
Inovação
Tecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação em Tempos Emergenciais - Covid 19

Autores

Nome
1 - Paula Karina Salume
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC
2 - Leandro Pinheiro Cintra
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - IEC
3 - Leandro Libério da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - IEC

Reumo

A difusão de novas tecnologias digitais e o aparecimento de novos modelos e processos de negócios disruptivos é uma realidade em todos os segmentos de atividade. Como consequência, emerge a Transformação Digital, que é reconhecida como uma iniciativa relativa ao negócio e estratégia da empresa, e que envolve mudança em um contexto maior do que o meramente tecnológico. Com a pandemia do COVID-19, o termo deixou de ser algo para empresas nativas digitais e passou a fazer parte do cotidiano dos gestores que precisavam buscar adaptação dos seus processos para atravessarem esse período adverso.
A Transformação Digital emerge como um tópico indispensável na agenda das organizações e também dos pesquisadores. Assim, a presente pesquisa temo como objetivo é investigar os fatores propulsores e inibidores para a Transformação Digital e seus reflexos no advento da pandemia COVID-19, sob a perspectiva dos consultores de negócios. Espera-se contribuir para a elevação do conhecimento acerca da condução do processo de transformação nas empresas e colaborar com proposições sobre como promover a TD nas organizações, à luz dos dados coletados e da literatura disponível.
A transformação digital dos negócios é um fenômeno novo e pode ser que nenhuma organização ainda tenha atingido o estado final de maturidade (SCHWERTNER, 2017). Sebastian et al. (2017) afirma que a TD da maioria das empresas pré-digitais está em um estágio inicial, pois a vasta a maioria das receitas dessas empresas ainda provêm de produtos e serviços tradicionais. Com a pandemia COVID-19, observa-se que houve uma aceleração compulsória da TD nas organizações de todos os tipos e tamanhos, a começar, por exemplo, pela necessidade de se adotar uma nova forma de trabalho, na modalidade remota.
A pesquisa foi de natureza qualitativa descritiva. A amostragem utilizada foi por bola de neve, sendo entrevistados 10 consultores, com técnica de entrevista em profundidade, com apoio de um questionário semiestruturado, composto por questões acerca do perfil dos respondentes e sobre aspectos relacionados ao processo de transformação digital nas organizações. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. As variáveis de análise estabelecidas para a pesquisa foram: Tecnologia; Criação de Valor; Estrutura e Processos; e Cultura.
O papel da liderança no processo de TD em uma organização se mostrou como essencial, como propulsores do processo para gerar engajamento e produtividade. A cultura foi relatada em consenso como o principal inibidor do processo de TD nas organizações, sendo necessária que aconteça a transformação cultural durante a jornada de TD, desenvolvendo características facilitadoras do processo, com o cuidado de não se implantar uma revolução, mas de gerir a mudança cultural com comunicação e engajamento.
As variáveis de análise estabelecidas para a pesquisa foram extraídas das dimensões-chave para a transformação digital: Tecnologia; Criação de Valor; Estrutura e Processos; e Cultura. Sobre o conceito de TD, pode-se perceber uma convergência em uma definição que passe por uma mudança de cultura e mindset nas organizações, em uma jornada que as prepara para sua perenidade no mercado, buscando entregar valores aos stakeholders e proporcionando novas experiências e novos resultados de forma genuína.
KAUFFMAN, Robert J.; WEBER, Thomas A. Weber. The Digital Transformation of Vertical Organizational Relationships. Journal of Management Information Systems, v. 35, n. 3, 837-839, 2018. NAMBISAN, Satish; WRIGHTB, Mike; FELDMANC, Maryann. The digital transformation of innovation and entrepreneurship: progress, challenges and key themes. Research Policy, v. 48, 2019. VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118-144, 2019.