Resumo

Título do Artigo

LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO? MANIFESTAÇÃO DE PARADOXOS TECNOLÓGICOS EM PROFISSIONAIS DE MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA.
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Palavras Chave

Pandemia COVID-19
Paradoxos Tecnológicos
Profissionais de Marketing Digital

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ferramentas de TIC na Gestão de Negócios em Tempos de Crises como a COVID-19

Autores

Nome
1 - Maitê Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Daiane Gonçalves de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Com a crise sanitária pandêmica gerada pelo COVID-19, o processo de digitalização e da adoção do trabalho remoto foram acelerados, pois as medidas para minimizar a disseminação do vírus consistem no distanciamento social. Deste modo, a necessidade de manter-se isolado e comunicar-se, prioritariamente, por meio de tecnologias, vêm alterando diversos aspectos das rotinas de trabalho (Errichiello & Demarco, 2020). De acordo com o Gartner (2020), a pandêmica do COVID-19 fez com que as empresa experimentassem essa aceleração de forma diferente, principalmente ligada às decisões de marketing.
Atualmente, uma dessas tecnologias, que já tem seu uso bastante intensificado, é o smartphone. Que consiste em uma das principais ferramentas de comunicação no trabalho remoto (Doyle & Conboy, 2020). Em um contexto pandêmico no qual houve um crescimento da adoção do trabalho remoto e consequentemente a intensificação do uso de tecnologias como o smartphones, emerge a seguinte questão de pesquisa: como os paradoxos tecnológicos liberdade/escravidão se manifestam, em tempos de pandemia COVID-19, entre donos de franquia de consultoria em marketing digital?
Conforme Porter e Hoof (2020) o aumento na adoção e uso de tecnologias digitais tem desempenhado um papel importante na reconfiguração dos modelos de trabalho, consequentemente observa-se uma crescente predisposição para o trabalho móvel, pois tecnologias como smartphones permitem o acesso e a troca de informações relevantes para o trabalho. Em um contexto de trabalho, os paradoxos tecnológicos podem se manifestar quando a mesma tecnologia representa eficiência e acessibilidade, e ao mesmo tempo, a causa de interrupções e distrações comprometendo a produtividade Wang e Lee (2020).
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a realização das entrevistas, tendo em vista um momento de pandemia e isolamento social que limitam ou impossibilitam a realização de entrevistas presenciais, optou-se pela entrevista eletrônica, em que o envio do roteiro foi realizado pela plataforma de mensagens instantânea “WhatsApp”. Como unidade de análise deste estudo são donos de franquia de consultoria em marketing digital (seis).
Alguns respondentes permanecem conectados, tanto durante o dia, quanto a noite, não impondo restrições e ficando ativo 24 horas e o WhatsApp é visto como ferramenta que agiliza o trabalho, permitindo comunicação sem restrições. Existe sim a necessidade de ficar 100% conectado para responder aos clientes e nota-se a perda de produtividade em decorrência disso e causam ansiedade. Bem como, foi relatado alterações na rotina pré-pandemia e durante esse período, em relação ao aumento da demanda e, consequentemente, no fluxo dos canais de comunicação.
Por meio das análises apresentadas, este estudo contribui de forma acadêmica compreendendo como os paradoxos da tecnologia se manifestam entre os profissionais de marketing digital durante a pandemia do COVID-19, auxiliando na compreensão do uso do(s) aplicativo(s) de comunicação e trabalho remoto, principalmente a ferramenta “WhatsApp”, contribuindo teoricamente com os estudos existentes acerca dos paradoxos tecnológicos.
Mick, D. G., & Fournier, S. (1998). Paradoxes of technology: Consumer cognizance, emotions, and coping strategies. Journal of Consumer research, 25(2), 123-143. Jarvenpaa, S. L., & Lang, K. R. (2005). Managing the paradoxes of mobile technology. Information systems management, 22(4), 7-23. Doyle, R., & Conboy, K. (2020). The role of IS in the covid-19 pandemic: A liquid-modern perspective. International Journal of Information Management, 102184.