Resumo

Título do Artigo

Implicações do processo decisório na formação de estratégias em organizações universitárias
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Palavras Chave

Formação de estratégia
Processo decisório
Universidade

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Sheila Patricia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1

Reumo

A adoção de estratégias na administração universitária torna-se crucial na busca em obter posições de destaque e liderança no setor educacional (KELLER, 1983; SHATTOCK, 2010; PARAKHINA et al, 2016). Para Bittencourt et al (2014), as IES comunitárias têm sido diretamente atingidas pela expansão da rede federal e pelo aumento no número de instituições privadas com fins lucrativos e, especialmente, pela adesão da modalidade EaD por estas instituições. De acordo com Wangenge-Ouma e Langa (2010), a concorrência entre universidades é uma característica do novo contexto do ensino superior global.
As organizações universitárias não seguem uma sequência racional de tomada de decisão como ocorre em organizações industriais (STACEY, 1996). Os modelos decisórios podem afetar o processo de formação de estratégia visto que a estratégia é resultado das decisões e ações da organização universitária. Assim, o estudo tem como objetivo analisar as implicações do processo decisório na formação de estratégias em universidades comunitárias.
Este trabalho se fundamenta em dois conceitos fundamentais: do processo de formação de estratégia proposta por Mintzberg e Waters (1985) e do processo decisório em organizações do tipo burocracia profissional que caracteriza as organizações universitárias proposta por Mintzberg (2012). Esta literatura é adequada para analisar as implicações do processo decisório na formação de estratégias em universidades comunitárias.
Quanto ao delineamento de pesquisa, o presente estudo caracteriza-se como descritivo quanto aos objetivos, estudo de casos múltiplos quanto aos procedimentos e quanto a abordagem, caracteriza-se como qualitativa. O estudo foi realizado em duas organizações universitárias comunitárias situadas no Sul do Brasil.
Como resultados, constato-se que nas universidades pesquisadas o processo de formação de estratégia na oferta de cursos EaD partiu das lideranças superiores das universidades. No caso da universidade Beta, destaca-se também que o papel do middle manager foi fundamental para o sucesso da implementação da estratégia, principalmente pela experiência e conhecimento que possuía e por receber carta branca da reitoria. Já em relação ao processo decisório, o modelo político se destaca pela influência que possui.
A partir dos resultados encontrados nos casos estudados, constatou-se a relação complexa e dinâmica que se desenha entre os modelos decisórios e a formação da estratégia. Entende-se que é necessário investir na estratégia, formalizá-la e implementá-la sem que os modelos decisórios interfiram negativamente no processo de formação de estratégia da universidade.
HAMBRICK, Donald C.; CANNELLA JR, Albert A. Strategy implementation as substance and selling. Academy of Management Perspectives, v. 3, n. 4, p. 278-285, 1989. HARDY, Cynthia et al. Strategy formation in the university setting. The Review of Higher Education, v. 6, n. 4, p. 407-433, 1983. MINTZBERG, Henry; WATERS, James A. Of strategies, deliberate and emergent. Strategic Management Journal, v. 6, n. 3, p. 257-272, 1985. MINTZBERG, H. et al. Criando organizações eficazes. São Paulo: Atlas, 2012.