Resumo

Título do Artigo

Sistemas de Avaliação e Medidas de Desempenho no Setor Portuário: Uma revisão de literatura
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Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Setor Portuário
Revisão de Literatura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Daiana Pedersini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Kassia Tonheiro Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Sérgio Murilo Petri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
4 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O setor portuário tem um papel expressivo no desenvolvimento mundial, pois atua como um elo de ligação entre os modais de transporte no processo de movimentação de cargas (Tetteh, Yang, & Gomina Mama, 2016). Com isso, Nguyen, Nguyen, Chang, Chin e Tongzon (2016) apontam que avaliar o desempenho portuário permite identificar condições que possam comprometer a competitividade. Assim, a Avaliação de Desempenho portuária fornece aos gestores o perfil atual de desempenho que, se apresentado com clareza e solidez, permite elaborar políticas e estratégias mais consistentes (Wu, Yan & Lin, 2010).
A questão que norteia esta pesquisa é: Os estudos sobre Avaliação de Desempenho Portuário têm considerado as especificidades do ambiente em que operam e seus objetivos organizacionais? Para poder responder a esse questionamento, o objetivo do estudo consiste em averiguar os estudos de Avaliação de Desempenho no Setor Portuário, buscando identificar como as medidas de desempenho foram constituidas nos Sistemas de Avaliação de Desempenho utilizados.
O crescimento do transporte marítimo foi intensificado nos últimos anos pela sua representatividade na cadeia de suprimentos global e no sistema econômico (Oh, Lee, & Seo, 2018). Neste cenário, o papel essencial é exercido pela concorrência que impulsiona as organizações a buscarem a inovação de seus produtos e serviços e atender às necessidades dos consumidores (Ignasiak-Szulc, Juscius, & Jelena, 2018). Simultaneamente, os portos fazem parte de um ambiente complexo, em que há stakeholders com diferentes interesses à serem considerados, tornando o processo de tomada de decisão mais difícil.
A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, constata-se a existência de diversos caminhos seguidos pela literatura analisada. A utilização de modelos de avaliação personalizados apresenta-se como um diferencial para a gestão portuária. Ainda, a identificação de um gestor auxilia na evidenciação dos objetivos e na gestão portuária, para que sejam construídos e monitorados os indicadores que representam aspectos importantes na tomada de decisão. Estudos futuros, também podem levar em conta a estratégia organizacional, de modo que promovam a aprendizagem organizacional contínua.
Segundo Hung et. al. (2010), as ineficiência dos portos ocorrem principalmente devido à gerenciamentos ineficientes e, por isso, os gestores devem se dedicar primeiro em melhorar suas práticas de gestão para então se concentrar em melhorar a eficiência operacional, o que se apresenta como um antagonismo com relação aos trabalhos analisados nesta pesquisa. Portanto, constata-se que a utilização de modelos de avaliação de desempenho que considerem as particularidades dos portos, garantindo que a gestão seja mais eficiente e eficaz, é uma alternativa que pode ser um diferencial para o setor.
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