Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO VALOR DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA: UM ENSAIO TEÓRICO
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Palavras Chave

valor do conhecimento
sociologia econômica
valor de bens

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Epistemologias e Ontologias em Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Lisiane Mattielo Bevilacqua
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - DAD
2 - Maurício Reinert
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A sociologia econômica (SE) se contrapõe à economia clássica e neoclássica, em que busca por modos alternativos para explicar o Mercado e seu funcionamento. A atribuição de valor a um produto ou serviço está conectada a diversas dimensões inter-relacionadas, como valor moral, econômico e estético (BECKERT & ASPERS, 2011). Ao pensar sob esta ótica, o papel do conhecimento na teoria econômica, estudos apontam a existência da dificuldade de mensurá-lo e transacioná-lo no mercado, dada a sua difícil precificação e particularidades deste (BETTINI, 2005).
O problema que orienta o ensaio teórico é: como é feito o processo de valoração do conhecimento em seus diferentes âmbitos? Dada a dificuldade em realizar uma avaliação para o estabelecimento de valores quando se trata de conhecimento em seus diferentes âmbitos, justifica o presente ensaio promover uma discussão sob o framework teórico da SE. Para alcançar o objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: Identificar trabalhos em SE que discutam o valor de bens no mercado; definir o conceito de valor de bens dentro da SE; analisar o valor do conhecimento sob a perspectiva da SE.
Antes da Revolução Científica (séc. XVII), não haviam evidências do conhecimento como viés econômico dentro da vida em sociedade. Não havia atenção para a sua produção e armazenamento no sentido econômico sequer a sua transação no mercado. Num contexto mais à frente, no pós-guerra, o diferencial entre agentes econômicos estava na transformação de informações em conhecimento. Com o tempo, este surge com valor para as teorias da economia clássica, bem como a Neochumpteriana, quanto às inovações e a economia do aprendizado Bourdieu (2009).
Na sociedade há maneiras de atribuir valor: moral, estético e econômico. Estas usam escalas, levando a meios de avaliar pessoas, organizações e objetos. O modo como o valor é definido por meios sociais revela um processo complexo e incerto, que faz desta avaliação uma das centrais questões da sociologia de mercados (BECKERT & ASPERS, 2011). Para a economia ainda não há um tratamento adequado ao valor do conhecimento, dada suas peculiaridades. Lundvall (2016), o conhecimento é um bem atuando no processo produtivo, produto tangível, enquanto que para outros autores é um bem tangível.
É possível valorar produtos, pois as ações econômicas são parte das estruturas sociais, culturais e institucionais que concede aos atores atribuir valores aos produtos e serviços, através dos denominados valores simbólicos ou mesmo por determinados padrões. O conhecimento ao se expressar como ativo intangível tende a ter grande expressão na economia, de modo que devem-se criar mediadores entre o conhecimento novo e sua comercialização. Desta forma, a SE possui as ferramentas necessárias para incluir na análise dos mercados as relações, os significados e a legitimidade a um bem.
BECKERT, J., & ASPERS, P. The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy. Horizon. Oxford University Press, 2011.BETTINI, R. F. A. J.. Tecendo algumas considerações em torno dos conceitos de conhecimento e gestão educacional. Formação do Gestor Educacional: necessidades da ação coletiva e democrática. São Paulo: Arte e Ciência, 2005.BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6ª edição. São Paulo, 2009.LUNDVALL, B. A.. From the economics of knowledge to the learning economy. The Learning Economy and the Economics of Hope, p. 133, 2016.