Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS IMEDIATA: aplicação do modelo SCOR em uma indústria de ração animal
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo SCOR
Análise de desempenho
Cadeia de Suprimentos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - JONAS FELIPE SALVADOR SANTOS
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente
2 - Lechan Colares-Santos
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - BUSINESS SCHOOL UNOESTE
3 - Érika Mayumi Kato-Cruz
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente/SP
4 - Valdecir Cahoni Rodrigues
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Campi I

Reumo

Avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos é uma atividade crítica para melhorar os resultados. Para apoiar esse processo, vários estudos propuseram a aplicação de métricas de desempenho como por exemplo modelo SCOR. No entanto, embora o modelo SCOR seja aplicado de forma abrangente por grandes empresas, não se observa a sua adoção de forma ampla por pequenas e médias empresas. Para superar essas limitações, este artigo apresenta a aplicação do Modelo SCOR de forma adaptada para apoiar a avaliação de desempenho da Cadeia de Suprimentos de uma indústria de porte médio.
O presente trabalho se pautou em examinar, por meio da implementação do modelo SCOR, a cadeia de suprimentos imediata de uma indústria de ração animal, com o intuito de mensurar o desempenho dos processos, identificar as lacunas que mais afligem o gerenciamento da cadeia e verificar oportunidades de melhorias. Assim, este estudo teve como o objetivo avaliar a performance dos processos da cadeia de suprimentos imediata da empresa em análise. O estudo compreendeu mais especificamente a organização e a estrutura da sua cadeia de suprimentos.
Após a compreensão da organização estudada e a descrição do negócio em seus níveis 1, 2 e 3 do modelo SCOR, identificou-se os pontos críticos em cada um dos processos. Observou-se que o processo de entrega é mais relevante para ser selecionado para análise. Isto porque diante das informações apanhadas, verificou-se que ele contém os índices mais significativos de gravidade, em relação a seus problemas e adversidades exibidas. Além disso, julgou-se que o impacto deste procedimento é mais amplo do que os outros para o modelo SCOR. Assim, optou-se por uma proposta de intervenção nesse processo.
A aplicação do modelo SCOR baseou-se em oito etapas. Na primeira, entrevistas com gestores; a segunda, análise dos processos; na terceira interpretou-se a execução dos processos; a quarta etapa empregou-se a avaliação de quais processos eram típicos a cadeia organização. Na quinta etapa, a análise das atividades de cada processo e a identificação dos pontos críticos; na sexta determinou-se qual processo seria mais relevante passar por análise mais criteriosa; na sétima etapa mensurou-se o desempenho deste processo; na última etapa, propôs uma nova estrutura para o processo selecionado.
Espera-se que após a aplicação do modelo proposto e intervenção de forma especifica nos processos com maiores gap´s, como por exemplo no processo de entrega. Haverá significativa transformações nos resultados e melhora de desempenho, uma vez que a implementação do modelo proposto poderá trazer otimização do tempo, melhor controle dos indicadores e padronização dos procedimentos. Contribuindo que decisões mais assertivas por parte dos gestores e maior nível de atendimento ao cliente. Proporcionando maior satisfação e sustentabilidade para cadeia.
O presente estudo traz tanto contribuições gerencias significativas ao propor um novo sistema de avaliação de desempenho com base no modelo SCOR. O sistema proposto pode ajudar os gerentes a desenvolver melhorias nos planos de ação baseados nos resultados do processo de avaliação. Quando comparado às abordagens anterior, apresenta vantagens como maior precisão de previsão, adequação para apoiar a tomada de decisão sob incerteza, melhor interpretabilidade dos resultados, entre outros.