Resumo

Título do Artigo

Antecedentes do desempenho da relação entre cooperativas agropecuárias e fornecedores: comunicação interorganizacional e aprendizagem
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Palavras Chave

Comunicação Interorganizacional
Aprendizagem
Desempenho da Relação

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Rodrigo Rengel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Amanda Manes Koch
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Campus Trindade
3 - Eduardo Tramontin Castanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Campus Trindade
4 - Valdirene Gasparetto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O ambiente de negócios dinâmico estimula a colaboração interorganizacional. Nesse meio, encontram-se as cooperativas que objetivam atender as necessidades econômicas e sociais de seus associados. As relações entre organizações costumam envolver trocas de informação e conhecimento, o que contribui com o desenvolvimento de objetivos comuns e com a maximização de interesses conjuntos das partes relacionadas. O estudo oferece insights sobre como a comunicação interorganizacional pode melhorar a aprendizagem e refletir no desempenho da relação de cooperativas agropecuárias e fornecedores.
Dada as peculiaridades das cooperativas e a crescente atenção dispensada à temática de relações interorganizacionais, pretende-se entender como comunicação, aprendizagem e desempenho da relação se inter-relacionam. Assim, busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os reflexos da comunicação interorganizacional e da aprendizagem no desempenho da relação entre cooperativas agropecuárias e fornecedores? O estudo objetiva examinar os reflexos da comunicação interorganizacional no desempenho da relação mediada pela aprendizagem entre cooperativas agropecuárias e fornecedores.
A literatura apresenta que a comunicação está associada à aprendizagem (Sözüer & Semerciöz, 2016; Mateo et al., 2016) e ao desempenho da relação (Paulraj, Lado, & Chen, 2008; Pesch, Bouncken & Kraus, 2016). De forma análoga, observa-se relação entre aprendizagem e desempenho no meio interorganizacional (Chen, Lin e Chang, 2009; Hernández-Espallardo et al., 2010; Rajala, 2018). As cooperativas, em especial, devem incentivar a comunicação e a aprendizagem a fim de melhorar o desempenho relacional, dado que estas variáveis estão presentes nos princípios do cooperativismo (OCB, 2020).
A pesquisa se enquadra como quantitativa, descritiva e survey. A coleta de dados foi realizada de abril a julho de 2020 por meio do Linkedin. A população compreende boundary spanners de nível corporativo de 966 cooperativas agropecuárias listadas na OCB (2018). A amostra totalizou 83 respostas válidas. O instrumento de pesquisa foi composto por três construtos validados na literatura: Comunicação Interorganizacional, Aprendizagem e Desempenho da Relação. Para análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, estimada pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS).
Os resultados confirmam as relações entre comunicação interorganizacional e desempenho da relação; comunicação interorganizacional e aprendizagem; aprendizagem e desempenho da relação; e aprendizagem mediando a relação entre comunicação interorganizacional e desempenho da relação. Assim, a gestão de cooperativas deve se voltar à comunicação interorganizacional e à aprendizagem como fatores determinantes do desempenho da relação. O que possibilita as cooperativas criarem capacidades e habilidades conforme as necessidades dos fornecedores tornando o desempenho da relação eficiente.
A comunicação interorganizacional (entre cooperativa e fornecedores) influencia o desempenho desta relação, a partir do momento em que se gera aprendizagem pela troca de informações entre os elos da cooperativa. As cooperativas agropecuárias precisam se ater não somente à comunicação entre a cooperativa e seus fornecedores, mas também até que ponto esta comunicação gera aprendizado que contribua para o desempenho da relação entre as organizações.
Paulraj, A., Lado, A. A. & Chen, I. J.(2008). Inter-organizational communication as a relational competency: Antecedents and performance outcomes in collaborative buyer–supplier relationships.Journal of operations management,26(1),45-64 Pesch, R., Bouncken, R., & Kraus, S.(2016). Efeitos de esquemas de comunicação divergentes em alianças de desenvolvimento de novos produtos.Management Research Review,39(3),289-309 Sözüer, A., & Semerciöz, F.(2016). Relationship Learning in Buyer-supplier Exchanges: A Conceptual Model for Complex Environments. Procedia-Social and Behavioral Sciences,235,566-575