Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ANTECIPATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO MODELO DE NEGÓCIO EM STARTUPS
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Palavras Chave

Inteligência Antecipativa
Modelo de Negócios
Inteligência Competitiva

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Camila Rocha Viana
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Igor Troncoso Martins
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
3 - Nina Homberg
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - VINICIUS MATHIAS FERRO DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS, SÃO PAULO
5 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

O intenso fluxo de informações é, de um lado, agente dinamizador do ambiente e, de outro, propulsor de incertezas e, nesse cenário, as empresas devem figurar como organismos capazes de adaptar-se às constantes mudanças. Assim, um recurso estratégico desponta como mecanismo mitigador das incertezas e auxiliador da tomada de decisão: a Inteligência Antecipativa (IA). A fim de analisar a possível correlação entre identificar novos negócios, formular estratégias e embasar a tomada de decisão a partir de informação de antecipação, instaura-se a necessidade de abordar modelos de negócios.
Questão de pesquisa: A Inteligência Antecipativa influencia no desenvolvimento do Modelo de Negócio em Startups? O Objetivo geral é verificar se a Inteligência Antecipativa influencia no desenvolvimento do Modelo de Negócio em startups. Objetivos específicos são: 1) Avaliar a relação entre inteligência antecipativa e criação de valor no modelo de negócio de startups; 2) Avaliar a relação entre inteligência antecipativa e configuração de valor no modelo de negócio de startups; e 3) Avaliar a relação entre inteligência antecipativa e apropriação de valor no modelo de negócios em startups.
Na essência, inteligência representaria o conjunto de ações para localizar, obter, escolher, associar e usar de forma pertinente o conhecimento advindo do contexto da empresa (RIOS et al., 2011, p. 70). As informações relevantes para o processo de IA são as chamadas informações antecipativas ou sinais fracos (ANSOFF, 1975; ZWICKER; TREVISANI; CUNHA, 2006). A relevância atrelada ao conceito de modelo de negócio para os meios científico e corporativo é atestada por Wirtz et al. (2016), que salientam a relação direta entre as ferramentas inerentes, bem como a obtenção de vantagem competitiva.
Em função da questão de pesquisa e objetivos propostos, foi utilizado o método qualitativo para o desenvolvimento deste estudo. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho foi o descritivo. Para os fins da pesquisa, para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com roteiro previamente elaborado. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a Análise de Conteúdo, conforme recomendações de Bardin (2016). Ao aplicar essa técnica, o pesquisador pretende compreender as características, estruturas ou modelos que compõem as mensagens (BARDIN, 2016).
Os resultados obtidos são evidências de que a inteligência antecipativa é aplicável às startups de forma mais elementar. Notou-se que as empresas, em razão das peculiaridades que as envolvem, apresentam alta responsividade às mudanças do ambiente e são capazes de vislumbrar oportunidades e estrutura-las em um produto ou serviço de maneira consideravelmente ágil, o que permite deduzir que a flexibilidade é o principal aspecto para que elas obtenham êxito na transformação do modelo de negócio a partir da aplicação da Inteligência Antecipativa.
Detectou-se que a influência da inteligência antecipativa se mostrou mais presente no processo de criação de valor, visto que grande parte das informações coletadas no trabalho apontam para o monitoramento externo à empresa. Entretanto, conforme proposto no esquema de relação entre as categorias encontradas (Figura 2), há vestígios para inferir que a Inteligência Antecipativa influencia, mesmo que indiretamente, nos processos de configuração e apropriação de valor do modelo de negócio. Dessa forma, conclui-se que os objetivos geral e específicos foram atingidos de forma satisfatória.
MEIRELLES, D. S. Modelo de Negócio: definições, controvérsias e uma proposta de fundamentação teórica e metodológica. In: ENCONTRO DA ANPAD – XXXIX ENANPAD, 39., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPAD, 2015, p. 1-16. NELSON, R. E. Enfrentando a Interação entre Startups, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Revista da Micro e Pequena Empresa. v. 13, n. 2, p. 1-14, 2019. ZWICKER, R.; TREVISANI, A. T.; CUNHA, V. A importância do monitoramento da emissão de sinais fracos. REGE Revista de Gestão. v. 13, n. 4, p. 51-59, 2006.