Resumo

Título do Artigo

AS DECISÕES DO VIAJANTE SOBRE HOSPEDAGEM ANTES DE VIAJAR: DO PLANEJAMENTO À COMPRA
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Palavras Chave

Coloding
Decisão de compra
Experiência

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - JOSE LEONEL PAREJA CREDIDIO
UECE - Universidade Estadual do Ceará - PPGA
2 - José Iran Batista de Melo Filho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administração - Itaperi
3 - Ezequiel Alves Lobo
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Itaperi
4 - Danielle Miranda de Oliveira Arruda
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Cesa-Ppga
5 - Marcelo Antonino de Santiago
UECE - Universidade Estadual do Ceará - CESA

Reumo

Viajar é um tema recorrente na literatura acadêmica que aborda o turismo. As viagens tiveram crescimento considerável no período compreendido entre os anos de 2009 e 2018. Nesse contexto surgem novos negócios baseados em tecnologia digital e plataformas de internet que visam facilitar a ação dos consumidores propondo condições que unem facilidades de consulta, comparação de preços, informações e segurança. Um destes é o Colodging, que vem tornando-se sinônimo de hospedagem alternativa frente aos empreendimentos tradicionais como hotéis, flats, pousadas, albergues e hostels.
O presente estudo, diante dos novos negócios baseados em tecnologia digital e plataformas de internet, sendo um deles o coloding, tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como é a experiência de hospedagem do viajante, levando em consideração o Colodging? Objetivou-se desta forma, compreender a experiência dos viajantes com a hospedagem, desde o planejamento até a compra.
Com a intenção de trazer um bom aporte teórico para compreensão do contexto geral em que ocorre o Colodging do planejamento a compra, foi necessário um referencial teórico bem direcionado. A primeira parte aborda, a economia do compartilhamento pois, está diretamente ligado ao fenômeno estudado, a segunda trata sobre como o consumidor comporta-se na economia do compartilhamento, a terceira aborda especificamente o coloding na literatura e por último, é discutido sobre decisão de compra e a boca a boca eletrônico
A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como, exploratória-descritiva porque busca novos caminhos no tema e descreve suas ligações a partir das correlações entre as variáveis identificadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através de análise de conteúdo e Lexiometria que combinados, permitem mais profundidade aos resultados. Além disso, o corpus de pesquisa foi construído visando diversificação de respostas e obedecendo critérios estabelecidos a priori.
Nos resultados encontrados, foi possível observar que a decisão de compra pelos entrevistados está baseada em um planejamento, envolvendo o tempo que irão passar no local, como será o tipo de viagem a ser a realizada, se em família, com o objetivo de lazer ou trabalho; considerando as informações de outros usuários nas avaliações dos sites. Assim como também, a disposição dos viajantes de avaliar e relatar suas experiências através dos sites especializados em avaliação de viagens e redes sociais.
Compreendeu-se que, apesar de o termo Colodging não ser conhecido por parcela considerável dos entrevistados, trata-se de um formato identificado e levado em consideração quando se vai planejar e comprar serviços de hospedagem. A busca de informações para o planejamento da viagem começa com a definição do que a motivou e do destino. A partir daí o viajante recorre on-line travel reviews e ao acessá-los verifica todas as informações que estão ali, as editadas pelos próprios sites e as que são testemunhos de outros viajantes.
Botsman, R., & Rogers, R. (2010). Beyond zipcar: Collaborative consumption. Harvard Business Review, 88(10), 30. Alves, D. F., Brandão, H. A., & Valdevino, A. M. (2018). Collaborative consumption as a consumer alternative: perception of the hosts of the Airbnb platform in the Cariri metropolitan region of Ceará. Marketing & Tourism Review, 3(2). Pinottti, R., & Moretti, S. L. (2018). Hospitalidade e intenção de recompra na economia compartilhada: um estudo com equações estruturais em meios de hospedagem alternativos. Revista Turismo em Análise, 29(1), 1-18.