Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES SOBRE A ÁREA DE TD&E NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
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Palavras Chave

TD&E
Treinamento presencial e on-line
Pandemia Covid-19

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - Vera Lúcia da Conceição Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
2 - Guilherme Lima Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DCA

Reumo

O desenvolvimento de programas de TD&E tornou-se imprescindível para a elevação das taxas de sobrevivência da organização, principalmente em empresas brasileiras que estão cercadas desde o início de 2019, por turbulências econômicas, crise fiscal e crise política. E agora em 2020, essas turbulências e crises apresentam um ‘agravamento sem limites’ proveniente da COVID-19. O momento atual exige uma postura reflexiva e crítica dos profissionais de treinamento sobre os investimentos em qualificação profissional uma vez que os programas de TD&E são instrumentos eficazes de aprendizagem.
A investigação pretende responder a seguinte questão norteadora: quais são as percepções dos profissionais de TD&E sobre a área, no contexto da pandemia COVID-19? Nessas condições, a pesquisa está direcionada para o seguinte objetivo: identificar as percepções dos profissionais de TD&E sobre a área, no contexto da pandemia COVID-19.
Os processos de TD&E preocupam-se em desenvolver tecnologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem nas organizações e que possibilitem a elas desenvolver um conjunto básico de conhecimentos e experiências que garantam a vantagem competitiva sobre os concorrentes. De uma forma geral, TD&E é entendido como “um componente do sistema organizacional que tem por objetivo identificar e prescrever sobre o alinhamento entre ações de TD&E e os objetivos organizacionais, que competências devem ser treinadas e quais são as pessoas que devem ser capacitadas” (PILATI, 2006, p. 115).
A abordagem do estudo foi de caráter exploratório, contemplando os dados descritivos quantitativamente pelo uso da ferramenta Mentimeter como recurso digital interativo para obtenção de informações sobre a área de TD&E, durante uma Live ao vivo no Youtube que teve um público respondente entre 61 a 79 pessoas que se identificaram como analistas de recursos, gerente de treinamento, diretor de T&D, diretor de recursos humanos e outros. Os dados foram apresentados conforme os recursos disponíveis na plataforma Mentimeter e analisados pelos pesquisadores.
Atualmente, a prioridade de TD&E é desenvolver treinamentos remotamente. Para isto a área de TD&E precisa lidar com muitos desafios simultaneamente em relação aos seus processos, tais como motivar funcionários para os treinamentos on-line, identificar plataformas e ferramentas e adaptar a parte orçamentária. Uma das tendências da área de TD&E é a digitalização dos seus processos. Compreende-se que a ampliação do trabalho remoto gerará uma necessidade de desenvolvimento de novas competências dos colaboradores e provavelmente os treinamentos on-line serão mantidos e expandidos após a pandemia.
A expansão dos treinamentos on-line requer que os profissionais da área de TD&E dominem conhecimentos sobre a transformação digital e desenvolvam habilidades no uso de várias ferramentas tecnológicas. Quanto ao futuro da área de TD&E, os profissionais sentem-se desafiados, esperançosos e confiantes em praticar a inovação na nova fase da aprendizagem digital.
ABBAD, G. S.; BORGES-ANDRADE, J. E. Aprendizagem humana em organizações do trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B., (Orgs.), Administração, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 237-275. BASTOS, A. V. B. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. In: BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. (Orgs.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 23-40.