Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE O TEMA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

trabalho precário
precarização do trabalho
estudo bibliométrico

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Michelle Goncalves Marques Pacheco
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Rio de Janeiro
2 - Marllon Calaes Carvalho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
3 - DAYANE ANDRADE CAMPOS PICCOLI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Rio de Janeiro
4 - Paula Rodrigues Almeida Polidoro
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
5 - Marcelo Juca Quintao
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Gávea - IAG

Reumo

A precarização do trabalho, resultante das mudanças estruturais do capitalismo nas últimas décadas, pode ser compreendida pela degradação das formas e condições do trabalho, analisadas sob as perspectivas do desemprego, do preço da força de trabalho, da qualidade dos postos de trabalho e dos vínculos empregatícios. (Kremer & Faria, 2005). Não dá para ignorar, em um contexto de isolamento social, as condições de trabalhadores que não podem parar de trabalhar e continuam exercendo atividades "essenciais", de delivery por exemplo, em condições precárias (Santos, 2020).
Problema de pesquisa: Quais os fatores que impactam e contribuem para o tema precarização do trabalho? Objetivo: Fazer um levantamento dos artigos internacionais sobre “Precarização do Trabalho” através de uma pesquisa bibliométrica.
A atenção para o tema do trabalho precário ganhou notoriedade em virtude da atuação de várias forças como, por exemplo, a intensificação da concorrência global, a rápida inovação tecnológica, a maior ênfase no retorno financeiro das empresas, a manutenção de uma taxa de desemprego capaz de conter a inflação, o declínio do poder dos trabalhadores e o aumento da diversidade da força de trabalho, que resultou no aumento da participação de trabalhadores não-brancos e não-homens, que são mais vulneráveis à exploração (Kalleberg, 2012).
A análise e discussão dos resultados se deu por meio da análise de desempenho e do mapeamento bibliográfico dos dados obtidos pela base do Web of Science. Dessa forma, o presente estudo utilizou as seguintes categorias de análise de desempenho: publicações por periódico, ano de pesquisa, países, autores e o número de citações por artigo. Para o mapeamento bibliométrico foram analisadas as redes de cocitação entre autores, acoplamento bibliográfico por autores e coocorrência de palavras-chave, esse mapeamento foi realizado com o suporte do software VOSViewer.
Das análises bibliométricas, verificou-se uma tendência de evolução de publicação de artigos com destaque para o ano de 2019. Os principais fatores identificados e que contribuem para a precariedade do trabalho são: terceirização da mão de obra e flexibilização do trabalho, com destaque para grupos minoritários que trazem à tona questões relacionadas à raça, gênero, etnia e nacionalidades. Há ainda evidências de que a pandemia da COVID – 19 reforça a precariedade do trabalho, principalmente por meio de modelos de trabalho que evidenciam a injustiça, a discriminação e a exclusão social.
Boltanski, L. Chiapello, E. (2009) O espírito do capitalismo e o papel da crítica. in: O Novo espírito do capitalismo. Martins Fontes. São Paulo, p.31-79. Kalleberg, A. L. (2009) Precarious Work, Insecure Workers: Employment Relations in Transition. American Sociological Review, 74(1), 1–22, 2009. Kremer, A. & Faria, J. H. (2005). Reestruturação produtiva e precarização do trabalho: o mundo do trabalho em transformação. Revista de Administração - RAUSP, 40(3),266-279. Santos, B. de S. (2020) A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020, 32 p.