Resumo

Título do Artigo

GERAÇÃO Y OU GERAÇÕES Y? CONCORDÂNCIAS E CONTROVÉRSIAS NA LITERATURA CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS
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Palavras Chave

Geração Y
revisão de literatura
estado-da-arte

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Thais Diniz Reis Drumond
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) - Rio Branco
2 - Cristiana Trindade Ituassu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Mariana Rodrigues Lavinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
4 - wanderleia viana da silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) - Campus Rio Branco

Reumo

Atualmente as organizações precisam lidar com indivíduos com características diversas, dentre as quais a geração. Os nascidos no século XX foram divididos em grupos chamados Baby Boomers e gerações X, Y e Z. O mercado de trabalho aproxima esses profissionais e, nessa convivência, misturam-se expectativas e valores distintos. Diferentes resultados foram obtidos em estudos científicos a respeito das gerações, justificando a preocupação com a gestão dessas pessoas, especialmente a geração Y. Ela será, em pouco tempo, o principal grupo ativo profissionalmente, e consiste no foco desta pesquisa.
As diferenças geracionais relativas a atitudes frente a vida e o trabalho, por si só, justificariam pesquisas sobre o tema. Agravando isso, há a divergência entre os pesquisadores que focam o assunto. Assim, este estudo assume como objetivo sistematizar a produção científica recente e nacional sobre a geração Y. Reunir, comparar e discutir resultados de investigações anteriores sobre as características e o perfil profissional especificamente dessa geração pode, além de contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema, ajudar a aprimorar políticas de gestão de pessoas das organizações.
Entendida não como um conceito linear de tempo, a geração ultrapassa a questão cronológica e se relaciona a uma posição comum entre os nascidos na mesma época. Por ter compartilhado experiências e as interpretado semelhantemente, configura a geração Y quem viveu, por exemplo, a instabilidade econômica brasileira, alterações na dinâmica do trabalho e a popularização da internet. Trata-se, talvez predominantemente, de pessoas dinâmicas e dependentes dos recursos tecnológicos, que valorizam o presente, almejam resultados imediatos, buscam crescimento rápido e não planejam em longo prazo.
A revisão sistemática da literatura considerou potencialidades e desafios que esses jovens trazem para as organizações, suas expectativas sobre o trabalho e divergências na literatura. Quanto a potencialidades têm-se: busca por desafios, facilidade em trabalhar com outras pessoas, dinamismo, criatividade. Sobre desafios: busca por rápida ascensão organizacional e reconhecimento, dificuldade em lidar com a hierarquia e autoridade. Sobre expectativas: rápido crescimento organizacional, remuneração, equilíbrio vida x trabalho. O maior dissenso identificado se refere à caracterização da geração Y.
As pesquisas retratam jovens versáteis, com preocupações sociais, abertos à diversidade, que gostam de desafios e de trabalhar em equipe. Segundo a literatura, são ansiosos e imediatistas e esperam ascensão rápida. Tudo isso evidencia a necessidade de as organizações, tendo em vista a retenção de talentos, se preocuparem com enriquecimento da tarefa, política de remuneração e benefícios, plano de carreira, valorização da autonomia, ambiente flexível e colaborativo que privilegie a interação, um trabalho passível de ser conciliado com família e lazer, além de um propósito para além do lucro.
COMAZZETTO, L. R. ; PERRONE, C. M.; VASCONCELLOS, S. J. L.; GONÇALVES, J. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia, ciência e profissão, vol. 36 – nº 1, p. 145-157, jan/mar, 2016. LEMOS, Ana Heloísa Costa; MELLO, Giselle Rohr; GUIMARAES, Mayara Farias. Gerações produtivas e carreiras: O que as mulheres da Geração Y querem? Revista de Administração da UFSM, v. 7, p. 135-152, 2013. MANNHEIM, Karl (1982): “O problema sociológico das gerações” [tradução: Cláudio Marcondes]. In: Foracchi, Marialice M. (org.) Karl Mannheim:Sociologia. São Paulo: Ática