Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORES DE ESTILO DE VIDA: Conceito e características a partir de uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Estilo deVida
Características empreendedoras

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Fabiano Serra Borsatto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA - Mestrado Acadêmico
2 - Antonio Donizete Ferreira da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA - Barra Funda
3 - Edmilson de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Empreendedores de estilo de vida é um novo tipo de empreendedor que vem ganhando relevância no mercado, no entanto ainda é tema recente de estudos acadêmicos e carente de pesquisas. Rrealizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se de informações provenientes de uma revisão sistemática de literatura de artigos indexados nas bases de dados Scopus e Web of Science. Foi possível identificar 36 artigos sobre o tema e foram associadas 34 características a esses empreendedores dentre os achados da pesquisa.
O empreendedorismo de estilo de vida surge como uma nova forma de empreender ainda pouco estudada. Neste contexto, identificar as características deste empreendedor pode permitir compreender o que leva essas pessoas a empreender. Por isso se questiona: Quais as características encontradas nas pessoas que adotaram o estilo de vida como forma de empreender? Objetiva-se identificar, a partir da literatura, as características associadas aos empreendedores de estilo de vida, e, de modo sistematizado, indicar a evolução das publicações e definições do termo.
Tem-se que esses empreendimentos de estilo de vida são criados para que o empreendedor possa ter uma ocupação que lhe traga realização pessoal e ao mesmo tempo, possa proporcionar renda suficiente para seu bem-estar (Ateljevic e Doorne, 2000; Cederholm e Hultman, 2010). Os empreendedores são motivados principalmente pela busca de equilíbrio entre o trabalho e a vida em família; priorizam o conforto, liberdade e flexibilidade ao invés de ganhos financeiros e crescimento do seu negócio (Esen e Iscioglu, 2017).
O empreendedor se identifica como uma pessoa que toma iniciativa por possuir a capacidade de se motivar, unir recursos cognitivos e tomar atitudes necessárias para determinar e controlar os eventos de sua vida (Chen et al., 1998). No entanto para Dewhurst et al. (2007), como os empreendedores de estilo de vida enfatizam os objetivos sociais e pessoais e dedicam poucos esforços para os objetivos empresariais, é possível que esses empreendedores não tomem a iniciativa de buscar aprimoramento ou treinamento profissional, além de ser diferente do empreendedor comum a "orientação por resultados".
Foi possível identificar o surgimento de correntes de pensamentos sobre o tema. Há pesquisas que veem o empreendedorismo de estilo de vida como um novo fenômeno, benéfico ao indivíduo e à sociedade, alinhados a uma nova sociedade com valores como o minimalismo e a sustentabilidade, contrários aos valores até então pregados. Por outro lado, há estudos que veem esses empreendedores como uma ameaça ao desenvolvimento regional, não almejando lucros, oferecendo serviços e produtos sub-ótimos e por fim não favorecendo o surgimento de novos empregos e não contribuindo para distribuição de rendas.
Ateljevic, I., & Doorne, S. (2000). ‘Staying within the fence’: Lifestyle entrepreneurship in tourism? Journal of Sustainable Tourism, 8(5), 378–392. Crawford, A., & Naar, J. (2016). Exit planning of lifestyle and profit-oriented entrepreneurs in bed and breakfasts. International Journal of Hospitality & Tourism Administration, 17(3), 260–285. Dominici, A., Boncinelli, F., & Marone, E. (2019). Lifestyle entrepreneurs in winemaking: An exploratory qualitative analysis on the non-pecuniary benefits. International Journal of Wine Business Research.