Resumo

Título do Artigo

Vulnerabilidade do consumidor: Análise bibliométrica e proposições para a expansão do campo
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Vulnerabilidade
Consumo
Bibliometria

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Bruna Lourena de Lima Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Nelsio Rodrigues de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A vulnerabilidade do consumidor é resultante de um desequilíbrio nas interações no mercado ou do consumo de mensagens e produtos de marketing que o deixa suscetível a danos. Estudada na área de macromarketing, a vulnerabilidade do consumidor alcança pesquisas de impacto significativo, mas precisa continuar expandindo e abarcar objetos e contextos que são relevantes para compreender o comportamento do consumidor atrelado aos fatos da atualidade para assim, alcançar o empoderamento deste por meio da transformação do seu comportamento.
O presente estudo tem a intenção de responder a seguinte questão-problema: Quais as principais características da produção científica sobre vulnerabilidade do consumidor? Dela extrai-se o objetivo do estudo, que é mapear e caracterizar a produção científica sobre vulnerabilidade do consumidor dos últimos cinco anos disponível na plataforma Web of Science.
O conceito de vulnerabilidade do consumidor unifica uma variedade de estudos com foco nas consequências sociais do consumo para diferentes populações em uma ampla variedade de contextos de marketing. No entanto, Baker (2005) alerta para a preocupação delimitar uma concepção sobre o que exatamente se refere à vulnerabilidade do consumidor e sobre o que não é vulnerabilidade do consumidor.
Os dados coletados nos permitem perceber o crescente interesse pelos estudos em vulnerabilidade do consumidor. No artigo são apresentados e discutidos os artigos mais citados; a exposição das abordagens metodológicas utilizadas; os autores mais produtivos; os principais periódicos; as principais instituições; os países que mais produzem; a rede de coocorrência de palavras-chave e cocitação de autoria. É realizada ainda uma proposição para a expansão do campo
O estado da arte dos últimos cinco anos em pesquisas sobre vulnerabilidade do consumidor foi realizado, portanto um panorama desse campo de pesquisa foi traçado. Observou-se a preponderância do tema vulnerabilidade financeira e indicou-se uma série de caminhos para pesquisas futuras que perpassam pela pesquisa aplicada.
ADREASEN, A. R., MANNING, J. The Dissatisfaction and Complaining Behavior of Vulnerable Consumers. Journal of Consumer Satisfaction/Dissatisfaction and Com- plaining Behavior, v. 3, p. 12-20, 1990. BAKER, S. M.; LABARGE, M. Consumer vulnerability: Foundations, phenomena, and future investigation.:Routledge, 2015. BERTERO, C. O.; CALDAS, M. P.; WOOD Jr., T. Produção Científica em Administração de Empresas: Provocações, Insinuações e Contribuições para um Debate Local. RAC, v. 3, n. 1, p. 147-78, 1999.