Resumo

Título do Artigo

Procedimento de Avaliação de um Programa Vivencial
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Projetos
Aprendizagem Vivencial
Modelo de Equações Estruturais (SEM)

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
2 - PATRÍCIA FERNANDA GUIMARÃES VENÂNCIO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - ICHS Volta Redonda

Reumo

O objetivo do estudo é propor um procedimento sistematizado de avaliação de um programa vivencial de gestão de projetos, no qual elaborado por um modelo teórico constituinte das premissas em habilidades e atitudes de gerenciamento de projetos, adaptado à análise de equações estruturais, para o estudo funcional da aplicação em um curso de graduação em administração de uma IFES. O presente estudo utilizará análise qualitativa para estruturar com uso do método de estimação o modelo do Smart PLS por meio de mee com as teorias e conceituar as variáveis a serem utilizadas e seus fatores específicos.
QP: Quais os componentes necessários para se modelar um procedimento de avaliação educacional do Programa Vivencial em Gestão de Projetos? Objetivos: Ordenar os conhecimentos adquiridos ao longo da implementação do Programa Vivencial de Gestão de Projetos e descrever o PVGP utilizando um modelo de boas práticas de avaliação de um programa vivencial, por meio de variáveis de entrada, processo e saída pelo modelo de equações estruturais (MEE) para o aperfeiçoamento e garantia do programa educacional.
Para sistematizar o modelo, será abordada a pesquisa qualitativa por meio de revisão da literatura sobre educação em gestão de projetos objetivo base do trabalho, por meio da aplicação no desenvolvimento da aprendizagem vivencial, constituindo a validade educacional do resultado do simulador por meio do uso da análise de mensuração de modelos de equações estruturais.
Constituindo os estudos teóricos institucionais de Dias (2017) desenvolvido por variáveis de entrada, processo e saída para avaliação. Utilizando a técnica pela modelagem de equações estruturais, o método de estimação será pelo PLS-SEM e o software utilizado Smart PLS, por ser um método robusto e com capacidade em seu tamanho da amostra que pode variar entre 30 a 100 casos dependendo dos indicadores formativos, ou setas estruturais, o que facilitaria a aplicação por questionários ao final da disciplina de Gestão de Projetos com um modelo teórico elaborado específico para adequar ao método .
Obter o modelo teórico de avaliação de um programa vivencial de ensino que auxilie a aplicação em instituições educacionais, colaborando com o desenvolvimento do estudante e incorporação de conhecimento, práticas e atitudes do gestor de projetos. Avaliando o efeito que um construto tem em outro, possibilitando avaliar como o modelo conceitual pode estar associado ao modelo estrutural, contribuindo, assim, para um modelo capaz de avaliar as relações e seus impactos do desempenho educacional do PVGP.
BIDO, D. de S.; SOUZA, C. A. de; SILVA, D. da; GODOY, A. S.; TORRES, R. R.. Avaliação da qualidade do relato dos procedimentos metodológicos em artigos que utilizaram a Modelagem em Equações Estruturais. XXXIII EnANPAD, 2009 –SP. CARREIRO, E. de L. P., & OLIVEIRA, M. A. Jogo de empresas em gestão de projetos: Aplicação em uma multinacional automobilística. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 9(4), 69–82. 2015/2016. CARREIRO, E. de L. P., & OLIVEIRA, M. A. Análise Da Implementação De Um Programa Vivencial Em Gestão De Projetos Em Cursos Universitários. - GeP. - Vol. 9, N. 2. 2018