Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRATICADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE UM GRUPO EDUCACIONAL DO BRASIL FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19
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Palavras Chave

Estratégias praticadas
Ensino superior
COVID-19

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

COVID-19 e os Novos Desafios para a Educação

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba

Reumo

Este isolamento social, por conta da pandemia do COVID-19, afetou organizações, como as Instituições de Ensino Superior (IES), que decidiram transformar seus padrões de trabalho, no que se refere a oferta dos serviços de educação no ensino superior. Com isso, faculdades e universidades em todo o mundo estão buscando estratégias inovadoras como formas de oferecer educação, preservando ao mesmo tempo sua boa qualidade. Posto isto, cursos de graduação podem e devem usar metodologias remotas para a continuidade no ano letivo atual, proporcionando com isso, ao usuário a sensação de imersão.
A questão de pesquisa que norteia este estudo é: Quais as estratégias de ensino praticadas nas Instituições de Ensino Superior Privadas de um Grupo Educacional do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19? E para ajudar a responder a referida pergunta, esta pesquisa traz a baila o objetivo que é: investigar as estratégias de ensino praticadas nas Instituições de Ensino Superior Privadas de um Grupo Educacional do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19.
Em tempos de distanciamento social e quarentena, por conta do COVID-19, atividades de educação a distância, as aulas on-line e remotas são exemplos de estratégias que podem e ou estão sendo implementadas e praticadas por IES no Brasil, sobretudo em instituições particulares. Posto isto, estratégias de ensino superior que enfocam na modalidade a distância representam uma ressignificação daquilo que os docentes das universidades e ou faculdades comumente realizam no panorama presencial.
A pesquisa foi do tipo exploraria, em decorrência desta ser propicia para ajudar a responder questões de pesquisa com pouco aprofundamento do conhecimento científico. Por ser um estudo quantitativo optou-se por adotar questionário. Cada pergunta do questionário foi avaliado numa escala tipo Likert de cinco categorias (de 1 - Nenhuma Correspondência a 5- Total Correspondência). É importante evidenciar que para cada afirmação do questionário, foi usada as suas devidas e respectivas fontes de pesquisa que tornaram possível a construção destas afirmações, embasando-as e norteando-as.
O estudo relata que as Instituições de Ensino Superior Privadas (IESs) do Grupo Educacional do Brasil (GEB) já tinham adotado 20% em ensino a distância. E ao implantar aulas remotas, as dificuldades observadas foram mínimas para os docentes, tendo sido mais sentidas pelos discentes. A pesquisa revela ainda que ao decidir para aulas síncronas, manteve uma proximidade entre professores e alunos, o que se mostrou muito proficuidade no momento de incerteza, quando se saiu do presencial para o ensino remoto de forma integral.
Conclui-se de maneira macro que as Instituições de Ensino Superior Privadas (IESsP) do Grupo Educacional do Brasil (GEB) foram estratégicas e saíram na frente do processo para as aulas remotas, evitando com isso a perda do aluno do semestre letivo, dando continuidade das aulas e do processo ensino-aprendizagem. Em suma, as IESsP objeto de investigação, juntamente com seus agentes do processo de ensino-aprendizagem, mostraram uma capacidade de reinventar-se num momento que as empresas buscam formas melhores de atuar no mercado, sem perder a qualidade dos serviços prestados.
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