Resumo

Título do Artigo

A INDÚSTRIA 4.0 E A MATURIDADE DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE ALIMENTOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Indústria.
Tecnologia
Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Marcelo Jose Erpen
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA
2 - Leandro Luiz Vilanova
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Maravilha - SC
3 - FABIO MAURICIO SHIUS
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - São Miguel do Oeste

Reumo

No contexto atual, o mundo dos negócios tem se mostrado com uma competitividade muito maior, bem como, as exigências por parte dos clientes. As alterações e o movimento relacionado ao processo de obter informações, tem se apresentado em velocidade em quantidade exorbitante. A melhoria nos processos produtivos necessitam ser contínua e constante, com a utilização de novas tecnologias que surgem com celeridade. É possível observar que vem ocorrendo uma transformação mundial com grandes avanços tecnológicos em todos os setores principalmente no setor industrial que traz maior impacto.
O presente estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual o nível de maturidade em uma empresa no ramo de alimentos, no município de Maravilha, SC, ao modelo de Indústria 4.0? Para a resolução da problemática, e do objetivo proposto, tem-se como objetivos específicos: verificar o nível de maturidade nas áreas estratégica, organizacional; Modelos de Negócio, Produtos e Serviços; no setor de Manufatura e Cadeia de Suprimento, propondo reflexões sobre ações para implementação da Indústria 4.0.
O termo “Indústria 4.0” surgiu embasado em um projeto do governo alemão, visando o desenvolvimento das tecnologias voltadas para as indústrias, com o principal objetivo de aumentar a competitividade através de “fábricas inteligentes”. Para alcançar esses objetivos, estão disponíveis várias tecnologias e tendências facilitadoras chamados pilares da Indústria 4.0. Dentre eles destacam-se: robôs autônomos, simulação, integração horizontal e vertical do sistema, IoT, cyber segurança, computação em nuvem, fabricação aditiva, realidade aumentada e big data and analystics (COELHO, 2016).
No quesito universo, esta pesquisa foi realizada em uma indústria do ramo de alimentos, na qual aplicou-se, o instrumento de mensuração do índice de maturidade desenvolvido pelo SENAI. Caracterizou-se sendo qualitativa quanto a abordagem e de levantamento quanto aos procedimentos. Os dados foram coletados por meio de questionário, possibilitando alocar as respostas em quatro indicadores. 1. Por meio da área estratégica e organizacional; 2. Por meio da área manufatura e cadeia de suprimentos; 3. Por meio da área modelo de negócio produto e serviços; 4. Por meio da organização como um todo.
Visto as médias gerais das dimensões, a organização objeto de estudo, teve como média geral no índice de maturidade de 2,73, se posicionando no estágio 2 Sensorização e conectividade, possuindo um grande desafio a ser seguido, se o desejo for para alcançar o estágio de completa implementação da indústria 4.0, se tratando do estágio 5 de flexibilidade e adaptabilidade. Cada estágio de maturidade desejado de uma empresa dependerá de sua estratégia de negócio, cabendo à própria empresa decidir qual estágio de maturidade representa um melhor equilíbrio entre custos, capacidades e benefícios.
Durante a aplicação e analise dos resultados, nota-se que em muitos setores, os equipamentos já estão preparados e fornecem informações para tomadas de decisões em tempo real online, auxiliando em um controle maior sobre o processo. É necessário também fomentar a cultura e pensamento inovador nos gestores. O elemento chave para esta transformação não é a tecnologia, mas sim o ser humano, responsável por todo processo de inovação. As transformações são decorrentes de todo processo que está ocorrendo nas organizações que planejam permanecer no mercado futuro e estar no rol de Industrias 4.0.
ACATECH. . Deutsche akademie der technikwissenschaften. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2019. SCHUH, Günther et al. Industrie 4.0 maturity index. Deutschland: Acatech Study, 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2019. SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016. 172 p. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2019.