Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA EM UM PRODUTO: INTENÇÃO DE COMPRA E SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA
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Palavras Chave

Realidade aumentada
Cerveja artesanal
Intenção de compra

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Sandra Maria Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Jose Sarto Freire Castelo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico

Reumo

Comportamento do consumidor é um assunto bastante amplo na área do marketing e ultrapassa o simples ato de consumir. As escolhas relacionadas com o consumo ou o processo de decisão de compra não dependem apenas da classe econômica ou do poder aquisitivo do consumidor, mas é objeto de fortes influências de grupos formadores de opinião que estão baseados, predominantemente, nas atitudes, no estilo de vida e no comportamento do consumidor (VEIGA-NETO, 2007).
O presente estudo tem como proposta responder ao seguinte questionamento: Qual a característica psicográfica dos consumidores com intenção de compra para um produto com aplicação de realidade aumentada? Para tanto definiu-se como objetivo geral apresentar a característica psicográfica dos consumidores com intenção de compra para um produto com aplicação de realidade aumentada.
Esta seção apresenta toda a teoria utilizada para a aplicação do estudo, os constructos utilizados, juntamente com o estado da arte. Os assuntos abordados tratam-se da realidade aumentada, intenção de compra e segmentação de mercado com foco em pesquisa psicográfica utilizando o AIO (atividade, interesse e opinião).
Para atender aos objetivos deste estudo, utilizou-se quanto à abordagem do problema a pesquisa quantitativa, de caráter descritiva por meio de uma survey online com uma amostra não probabilística por conveniência de 203 participantes da lista de amigos das redes sociais da pesquisadora. Quanto ao propósito, a pesquisa é aplicada, com procedimento técnico de levantamento.
O presente estudo analisou os dados de 203 questionários aplicados a consumidores para identificar a intenção de compra de cerveja artesanal com aplicação de realidade aumentada, identificando a característica psicográfica dos pesquisados. Primeiramente, faz-se necessária a caracterização da amostra de forma descritiva para discriminar as características dos respondentes, depois uma correlação entre intenção de compra e as características dos respondentes e por fim uma correlação entre intenção de compra e as características AIO (atividade, interesse e opinião).
Os objetivos do presente estudo foram alcançados, ou seja, respondendo à questão de pesquisa. Evidenciando que existe intenção de compra por parte dos consumidores pesquisados para cerveja artesanal com aplicação de realidade aumentada. Evidenciou-se a percepção dos consumidores diante de novas tecnologias e a importância de se conhecer o mercado consumidor e as possibilidades de agregar valor ao produto comercializado.
VEIGA-NETO, Alípio Ramos. Um estudo comparativo de formas de segmentação de mercado: uma comparação entre VALS-2 e segmentação por variáveis demográficas com estudantes universitários. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v. 11, n. 1, p. 139-161, jan.-mar. 2007.