Resumo

Título do Artigo

Estudo Bibliométrico da Conceitualização de Valor Social no Campo do Empreendedorismo Social
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Valor social
Impacto social
Bibliometria

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Rafaela Andrade Nascimento Chumbo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis - São Paulo

Reumo

Maia e Georges (2017, p. 11) apontam que “[...] a pobreza é realidade de mais de 700 milhões de pessoas no mundo [...]”. No Brasil, “apenas seis pessoas possuem riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões de brasileiros mais pobres. Para Dowbor (2002, p. 44), frente às demandas básicas da sociedade, têm mobilizado a própria sociedade de forma independente e/ou colaborativa a “arregaçar as ‘mangas’ e a articular as suas ações segundo caminhos novos”, como o da chamada popular economy (economia popular – EP), e social and solidarity economy (economia social e solidária – ESS)”.
Interessa-nos os negócios de impacto social, fruto do empreendedorismo social, que possuem tanto objetivos sociais quanto econômicos e aspiram por criar valor social. Perguntamos: o que é valor social para o campo do empreendedorismo social? Para Wood e Leighton (2010, p. 19), “[...] não existe uma definição conceitual dominante sobre valor social”. Awuzie e McDermott (2016, p. 107) concordam com os autores anteriores e pontuam que “a criação de uma definição amplamente aceita, permanece ainda um desafio e suas várias definições dependem do domínio dentro do qual ele está sendo utilizado”.
O termo valor social não é novo e faz parte de uma literatura extensiva, o primeiro registro foi encontrado na área médica, Shettle (1872). Segundo Cartigny e Lord (2017), tal tema tem sido debatido na literatura, ao longo do tempo, com diferentes pseudônimos: “coesão social, confiança cívica e eficácia coletiva” (Putnam et al., 2004, p. 143); “cooperação cívica” (Knack & Keefer, 1997, p. 1251); “senso de comunidade” (Stanley, Stanley, & Hensher, 2012, p. 3599); “benefícios da comunidade” (Macfarlane & Cook, 2002, p. 1); e “benefício social” (Garza-Escalante & Torre Deceasede, 2015, p. 4).
Para Peterson, Feldt, Shahid e Mattsson (2008), um levantamento de literatura que possibilite a categorização das informações que foram publicadas, ao final, fornece um mapa visual dos resultados é denominado de mapeamento. Uma das formas mais empregadas de mapeamento da produção científica são os estudos bibliométricos. Acessamos as das bases Scopus (Elsevier, 2019) e Web of Science (Clarivate Analytics, 2019), no período de fevereiro a abril de 2019, escolhidas nesta pesquisa por serem importantes bancos de produções científicas do mundo todo com revisão por pares.
A grande maioria dos artigos investigados não define valor social e nem assume definição de outro(s) autor(es), apenas menciona o termo dentro de uma problemática e contexto escolhidos para investigar. Em alguns casos, há uma nota sobre uma fonte de inspiração, por exemplo, Mulgan (2010), que menciona o estudo de Kelly, Mulgan e Muers (2002), a respeito de Creating public value: An analytical framework for public service reform. As diferentes convicções em relação a valor social, parece alcançar igualmente o conceito sobre impacto social.
Por meio de um estudo bibliométrico, em específico, no campo do empreendedorismo social, nos deparamos, inicialmente, com uma pluralidade de estudos sobre valor social em distintas áreas do conhecimento, desde muito antes do empreendedorismo social tornar-se objeto de pesquisa. Percebemos que a definição de valor social no campo do empreendedorismo social é uma lacuna, que necessita ser tratada para tornar sua compreensão clara e, com isso, favorecer o entendimento do que é impacto social, evitando o uso de ambos os termos como sinônimos.
Awuzie, B. O., & McDermott, P. (2016). The role of contracting strategies in social value implementation. Proceedings of the Institution of Civil Engineers Management, Procurement and Law, 169(MP3), 106-114. jun. Mulgan, G. (2010). Measuring social value. Stanford Social Innovation Review, 8(3), 38-43. Summer. Hughes, J., & Scherer, J. (2014). Foundations for Social Impact Bonds: How and Why Philanthropy Is Catalyzing the Development of a New Market. Social Finance. Mobilizing Investment Capital to Drive Social Progress.