Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INOVAÇÃO: um estudo bibliométrico
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inteligência Competitiva
Inovação
Estudo Bibliométrico

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Vorster Queiroga Alves
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

As organizações com foco na competitividade desenvolvem a capacidade de processar dados e informações de forma mais rápida e eficiente, esses, tornando-se atributos fundamentais na tomada de decisão, para estabelecer estratégias e ações no processo de inovação (TOMAÉL et al., 2006). Empresas que utilizam de informações para processos de inovação devem elencar fatores que utilizem programas de Inteligência Competitiva (IC), de modo a criar valor por meio das oportunidades de negócio, utilizando-o como um sistema para apoiar a tomada de decisão e formular estratégias (CIUPAK; RODRIGUES, 2018).
No intuito de entender a relação entre a Inteligência Competitiva e a Inovação que permeiam as produções acadêmicas, surgiu o seguinte questionamento: Quais são as características das produções científicas que relacionam Inteligência Competitiva com Inovação? Para responder tal questão de pesquisa, o objetivo estabelecido é analisar as características da produção científica em Inteligência Competitiva e sua relação com a inovação.
A Inteligência Competitiva tem sido constantemente conceituada e entendida de forma equivocada, por vincular a sua atuação apenas à análise de competidores e suprimindo seu real escopo, que envolve toda a organização e o ambiente de negócios de forma mais ampla (SHARP, 2009). No desenvolvimento de inovações, as empresas caracterizadas como inovadoras perceberam a importância das ligações e conexões internas e externas ao seu ambiente de negócios (BESSANT; PHILIPS, 2013).
As áreas de publicações dos artigos, com isso é possível observar que a área com maior número de publicações, correspondendo a 22 publicações de artigos no total, é a área de Business e Economics (22), seguida da área de Information Science & Library Science (7) e a área de Business & Economics; Public Administracion (6). Estão indicadas as 20 publicações com maior índice de USO na pesquisa da Web of Science, quando relacionado com a pesquisa das palavras chaves informadas.
Constatou-se a influência de autores em publicações do tema, identificando os artigos que possuem maior número de citações, como também os com maior número de USO (interesse). Nesse sentido, destaca-se que os temas passaram por um período de estagnação, mas obtendo um aumento em publicações em décadas posteriores. Tal aspecto também influenciou as produções na área de Business e Economics, considerando a área com maior número de publicação entre as relacionadas.
BESSANT, J., & PHILLIPS, W. Innovation management and dynamic capability. In C. Harland, G. Nassimbeni, & E. Schneller (Eds.), The sage handbook of strategic supply management. Washington: Sage, 2013. CIUPAK, C.; RODRIGUES, L. C. Conceitos Clássicos e Abordagens Correntes em Inteligência Competitiva: Um Estudo Bibliométrico de 2005 a 2015. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 1, p. 45-61, 2018. GARCIA, A. E. G.A Inteligência Competitiva e o Desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas nas Organizações. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 16, n. 1, p. 69-90, 2017.