Resumo

Título do Artigo

Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Produtos Logomarcados
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Palavras Chave

estratégia de internacionalização
critérios de avaliação de mercado alvo
sistema de apoio à decisão

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Christopher Capelache
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo Consolação
2 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O artigo aborda uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internacionalização do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. As empresas do grupo apresentam tecnologia inovadora, soluções criativas e foco na qualidade de atendimento ao cliente.
O mercado de produtos personalizados está crescendo cada vez mais com o passar dos anos, não só no Brasil, como também no restante do mundo. Tal fato ocorre devido ao reconhecimento de que esses produtos agregam valor às marcas, fortalecem experiências positivas, mitigam experiências negativas, potencializando o relacionamento destas com seus clientes. Observa-se que há na América Latina algumas lacunas no atendimento desse mercado o que é considerado uma oportunidade para o grupo AB.
A estratégia para explorar a oportunidade, baseia-se na consolidação do mercado internacional e novos entrantes que exigem novas estratégias para manutenção da competitividade; nos clientes atuais do grupo BS que necessitam de atendimento profissional em mercados não atendidos; na competitividade por custo que exige internacionalização para atendimento a outros mercados; nas instabilidades no mercado nacional que incentivam a diversificação de operações para mitigar riscos; na sinergia no aproveitamento de habilidades desenvolvidas e consolidadas no mercado nacional em novos mercados.
Com base nas opções estratégica identificadas e conhecimento sobre ferramentas de apoio à tomada de decisão, foi concebido um modelo que contemplasse as variáveis identificadas na literatura acadêmica, assim como do contexto de negócios do grupo BS para que o Software SuperDecisions (baseada no modelo matemático Analytical Network Process) possa recomendar, frente a priorização e julgamentos dos decisores, a melhor opção para o processo de internacionalização.
A pesquisa atingiu seu objetivo em identificar dentre as opções estratégicas obtidas, qual a melhor recomendação para o grupo BS no seu contexto de negócios e objetivos com o potencial processo de internacionalização. A recomendação para realização de uma aliança estratégica no Chile, é resultado da organização e priorização das opções no modelo de apoio a tomada de decisão, e demonstrou como estas ferramentas podem apoiar os dirigentes em decisões complexas, não estruturadas, com grande quantidade de variáveis, a enfrentarem as dificuldades ligadas à racionalidade limitada.
O uso do ANP (Analytical Network Process) pelo uso software SuperDecisions possibilitou uma decisão que considerou as dimensões: econômica; negócios (benefícios, oportunidades, custos, riscos) e questões chave do mercado-alvo.