Resumo

Título do Artigo

MUDANÇA NO LAYOUT FÍSICO DE UM ESCRITÓRIO: influência no comportamento e percepção dos funcionários
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Palavras Chave

layout físico
espaço organizacional
percepção funcionários

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Roseli Morena Porto
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - 9 de julho
2 - GABRIELA RATTO GRIDI PAPP
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP - Bela Vista
3 - Marília Thomaz Ayres
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

O artigo tem como tema de estudo a relação entre o layout físico e o comportamento dos funcionários e dos possíveis impactos no clima organizacional. O estudo de caso único foi desenvolvido na Paper (nome fictício) uma empresa brasileira do setor de papel e celulose que teve todo seu layout modificado no fim de 2015.
Foram gastos na Paper aproximadamente três milhões e meio de reais para reformar seus três andares de seu escritório, localizado em região muito valorizada na cidade de São Paulo. Identificar a influência e satisfação dos colaboradores após a implementação é importante para as equipes responsáveis pelo projeto. O objetivo da pesquisa é compreender como a mudança do layout de seu escritório (se a disposição das mesas, cadeiras, toaletes, área comum, entre outros) influenciou no comportamento e na percepção que os seus funcionários têm sobre a organização.
A revisão da literatura sobre layout organizacional apresenta definições (CURY, 2000), influência no comportamento dos funcionários (HOGAN, COOTE, 2014, MUTHER; HALES, 2015), importância (BROWN et al., 2014) e respectivas características (DE ARAUJO, 2001) e tipologia (DE PAOLI, et al., 2013; DE BEEN, BEIJER, 2014). Sobre clima organizacional são apresentados seus elementos constitutivos (KUNDU, 2007; MENEZES, GOMES, 2010; PUENTE-PALACIOS, FREITAS, 2006) e impactos sobre os funcionários (EHRHART, et al., 2014)
A empresa Paper foi selecionada pelo fato de um dos autores desse trabalho ter vivenciado parte da alteração de seu layout. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, teve como método o estudo de caso único cuja coleta de dados ocorreu em três etapas: (1) entrevista com a responsável pela implementação do novo layout para identificar a motivação para a mudança, (2) observação participante e sistemática de campo relatada em diário e registrada com fotografias e (3) entrevistas em profundidade por meio de um roteiro semiestruturado com funcionários que vivenciaram a alteração.
Foi feita a triangulação das diferentes técnicas de coleta de dados e comparados com a revisão da literatura o que é essencial para a validação interna do método (YIN, 2005; EISENHARDT,1989). Fotografias dos layouts anterior e atual, depoimentos do responsável pelo projeto e dos funcionários são apresentados em 3 partes (1) motivação do presidente e resistência dos funcionários (2) observações sobre cotidiano e comportamento dos funcionários (características visuais do layout, ocupação, comunicação e interação no espaço físico (3) influência do novo layout na percepção dos funcionários.
Os resultados apontam que a mudança de layout da Paper alterou alguns comportamentos de seus colaboradores, tais como: aumento da comunicação e da interação entre os indivíduos da empresa e mudança na percepção dos funcionários para um ambiente mais moderno, divertido, amigável e leve. Foi possível constar que o layout por si só não define o clima organizacional, mas é capaz de promover ou inibir certas características organizacionais que o compõe, além de moldar a percepção que os funcionários têm da empresa o que contribui para satisfação e orgulho em pertencer e trabalhar na organização.
BROWN, C. et al. Tracking serendipitous interactions: How individual cultures shape the office. In: Proceedings of the 17th ACM, 2014. p. 1072-1081. DE BEEN, I.; BEIJER, M. The influence of office type on satisfaction and perceived productivity support. Journal of Facilities Management, v. 12, n. 2, p. 142-157, 2014. DE PAOLI, D.; et al.. Creating business value with open space flexible offices. Journal of Corporate Real Estate, v. 15, n. 3/4, p. 181-193, 2013. EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. YIN, R. K.