Resumo

Título do Artigo

O Impacto de Valores Culturais em Valores Organizacionais Concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Valores Culturais
Valores Organizacionais Concorrentes
CVScale

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Caio Pereira Viana
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CAMPUS HIGIENÓPOLIS
2 - Maria Luisa Mendes Teixeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Reumo

Valores Organizacionais (VO) constituem-se como elemento central para o funcionamento de uma organização. Alguns autores sugerem que estes Valores Organizacionais são uma transmissão de Valores Pessoais de seus fundadores, gestores e trabalhadores que compõem uma organização. Abordando a relação de Valores Culturais (VC) e Organizacionais, Hofstede (1985) propõe Modelos Organizacionais que apontam para a influência também de VC em VO. Tendo em vista que a proposição de Hofstede (1985) identificou-se a pertinência de se abordar a relação entre VC e VO.
Objetivo geral: identificar o impacto dos valores culturais no nível individual sobre os valores organizacionais concorrentes. Objetivos específicos: 1) identificar os Valores Culturais percebidos pela amostra; 2) identificar os Valores Organizacionais Concorrentes Percebidos pela amostra; 3) identificar a relação entre as dimensões Culturais percebidas e os Valores Organizacionais Concorrentes. Percebidos; 4) identificar o impacto da das Dimensões Culturais Percebidas nos Valores Organizacionais Concorrentes Percebidos.
A fundamentação teórica deste estudo tem como objetivo apresentar a pertinência de se abordar a relação de VO e VC. Ela foi construída obedecendo o seguinte percurso: - Apresentação de teorias e conceitos que apontam para relação entre Valores Culturais e Valores Organizacionais. - Apresentação de escalas de mensuração de Valores Organizacionais que têm como base teorias de Valores Culturais. - Apresentação da proposição teórica de Hofstede (1985) - Identificação de similaridades dos modelos organizacionais propostos por Hofstede (1985) e e os propostos por Cameron e Quinn (2006)
A pesquisa caracterizou-se explicativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a uma amostra acidental de trabalhadores brasileiros, tendo resultado 203 questionários válidos. O instrumento de pesquisa foi constituído da escala CVScale, da escala OCAI e de um bloco constítuido de variáveis funcionais e demográficas. Foram utilizadas, além de estatística descritiva, as técnicas estatísticas de regressão multipla. Por serem as escalas utilizadas de naturezas distintas, adaptou-se usando contribuições de Berge (1999).
Os resultados mostraram que a dimensão cultural Coletivismo impacta negativamente o tipo cultura Mercado e positivamente a cultura Clã e esta, por sua vez, também é impactada positivamente pela dimensão cultural Controle da Incerteza.
Discutiu-se os possíveis impactos - de elementos internos e externos ao estudo - na percepção de Valores Culturais e Organizacionais dos respondentes, levando o foco ao nível de análise deste estudo, a característica da amostra e a natureza ipsativa da escala OCAI. Limitações do estudo são apresentadas visando a promoção de estudos que visem contribuir para a melhor compreensão da relação de VC e VO.
CAMERON, K. S; QUINN, Robert. Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. San Francisco: Jossey-Bass, 2006. HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. HOFSTEDE, Geert; Culture and organizations. International Studies of Management and Organization, p. 15-41, 1980. HOFSTEDE, Geert. The interaction between national and organizational value systems. Journal of Management Studies, vol.22, p. 347-357, jul./ 1985.