Resumo

Título do Artigo

COMPRAS PÚBLICAS E MPE’S: O Pregão como Ferramenta de Desenvolvimento Empresarial Local no caso da Universidade Estadual de Montes Claros
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compras Públicas
Pregão
Compras Exclusivas

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Ernane Neves de Paiva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Reitoria - Gerência de Materiais e Suprimentos
2 - João Guilherme Magalhães-Timotio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Belo Horizonte
3 - Felipe Fróes Couto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Campus Darcy Ribeiro - Montes Claros

Reumo

O objeto do presente estudo são as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas contratações públicas exclusivas, como mecanismo estratégico para o desenvolvimento econômico local, ou seja, questiona-se qual a contribuição destas empresas para o desenvolvimento local, especialmente considerando as contratações públicas exclusivas às MPEs locais e as políticas públicas Nacional e do Estado de Minas Gerais.
Propõe-se investigar o seguinte problema de pesquisa: em que extensão os mecanismos legais das compras públicas exclusivas às MPEs contribuem para o desenvolvimento de negócios locais no caso da Universidade Estadual de Montes Claros-MG? O objetivo geral é identificar e analisar a extensão dos indicadores de participação das MPEs, através dos valores regionalmente contratados, e da sua performance mercadológica local, na disputa dos melhores preços, frente aos mecanismos legais das compras públicas exclusivas.
O Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação, para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances (preços) em sessão pública, de forma presencial (Pregão Presencial) ou eletrônica (Pregão Eletrônico), nas quais os lances (preços) deverão ser sucessivos e decrescentes, sagrando-se vencedor aquele que ofertar o menor preço para o bem ou serviço que o Estado necessita adquirir (Carvalho, 2005).
Esta pesquisa possui caráter exploratório e descritivo com abordagens quantitativas e qualitativas – especificamente a análise de conteúdo. O campo amostral refere-se aos processos de aquisições exclusivas às MPEs, no período de 1º janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2017, pela Unimontes. Foram coletados a partir das seguintes fontes: Comissão Permanente de Licitação da UNIMONTES, eletronicamente através dos Portais de Compras Eletrônicas e Transparência Estadual/Federal, informações do Armazém de Informações SIAD da Diretoria Central de Sistemas de Logística e Patrimônio/SEPLAG-MG.
Verificou-se que a maior parte dos contratos são feitos por MPEs da região de Belo Horizonte (38,91%). A região de Montes Claros – MG, cidade cede da Unimontes, ficou na segunda colocação (27,62%). A partir disso entendemos que aquela região, por ser a mais rica do Estado, dispõem de empresas mais bem desenvolvidas e estruturadas para a participação de concorrências públicas. Identificou-se que os problemas com documentos de habilitação representam a principal dificuldade das MPEs locais no processo de concorrência em pregões.
Identificou-se por meio de dados quantitativos e análise qualitativa – análise de conteúdo de entrevista com pregoeiros e questionários com micros e pequenos empresários – que um maior incentivo por parte do governo do Estado de Minas por meio de uma melhor capacitação dos agentes envolvidos se faz necessário para que as MPEs – sobretudo as de âmbito local, como o caso do nosso estudo – possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento econômico e social.
SQUEFF, F. H. S. O poder de compras governamental como instrumento de desenvolvimento tecnológico: análise do caso brasileiro. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. FERREIRA, D. A Licitação Pública no Brasil e sua nova finalidade legal. Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2012. SEPLAG. MG, Resolução nº. 58 de 30 de novembro de 2007: define procedimentos complementares para aplicação do tratamento diferenciado e simplificado dispensado às Pequenas Empresas nas aquisições públicas e dá outras providências. Belo Horizonte, 2007.