Resumo

Título do Artigo

Comprometimento organizacional (CO): um estudo empírico na indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do estado do Ceará
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comprometimento Organizacional
. TIC
Gestão de Pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - João Gabriel Carneiro Costa Lima
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - ANTÔNIO DE PÁDUA ARAUJO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós Graduação em Administração PPGA-UECE
3 - ANA ZENILCE MOREIRA
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi
4 - Isabele Rodrigues Câmara
UECE - Universidade Estadual do Ceará - PPGA

Reumo

Ultimamente, a abordagem sobre CO, que constitui um tipo de vínculo estabelecido entre o indivíduo e a empresa, ganhou centralidade nos meios acadêmico e corporativo. Em geral, o CO é percebido a partir das dimensões afetiva (identificação com os valores da organização), normativa (pressão para que a pessoa se comporte de acordo com os interesses da empresa) e instrumental (permanência na organização derivada dos benefícios e custos associados à saída). A base teórica deste estudo foi o modelo de Medeiros (2003), que contempla quatro dimensões: afetiva, normativa, instrumental e afiliativa.
Investigar quais os níveis de CO dos empregados do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do estado do Ceará, com base no modelo de Medeiros (2003), foi questão formulada para a presente pesquisa, que objetivou: (i) dimensionar o grau de CO desses trabalhadores; (ii) identificar as eventuais diferenças existentes nas dimensões de comprometimento dos empregados, quando segmentados em função das variáveis sociodemográficas: gênero, estado civil, vínculo empregatício, grupo ocupacional, responsabilidade financeira familiar, grau de instrução e tempo de serviço.
Foi feito um resgate das principais abordagens conceituais sobre CO, com destaque para o modelo tridimensional introduzido por Meyer e Allen (1991), que considera as dimensões afetiva, normativa e instrumental, bem como para o modelo de quatro dimensões sugerido por Medeiros (2003), que acrescenta a dimensão afiliativa. Também, foi feita uma contextualização da relevância da indústria de TIC para o PIB cearense e brasileiro, além da apresentação de algumas especificidades da gestão de pessoas e das relações de trabalho do setor de TIC.
A pesquisa adotou o método quantitativo, de natureza descritiva e explicativa, e teve como universo os trabalhadores do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do estado do Ceará, que abriga um contingente de cerca de 14 mil empregados. Utilizando-se a fórmula de Bruni (2007), a amostra foi dimensionada em 374 respondentes, para um resultado com nível de confiança de 95% e 5% de margem de erro, sendo obtidas 385 respostas, ao final. A ANOVA e a Análise Fatorial Confirmatória foram empregadas no tratamento dos dados.
A princípio, o modelo quadrimensional de Medeiros (2003) não se ajustou bem à realidade empírica pesquisada. Optou-se pela estratégia de recorrer a um modelo concorrente (HAIR Jr. et al, 2009), com apenas três dimensões (afeto-afiliativa, normativa e instrumental), que apresentou um bom nível de ajuste. Diferenças significativas foram identificadas nos níveis CO, em função das variáveis sociodemográficas consideradas: gênero, estado civil, vínculo empregatício, grupo ocupacional, responsabilidade financeira familiar, grau de instrução e tempo de serviço.
Os resultados indicaram que os respondentes, a princípio, não diferenciaram bem os conceitos das dimensões afetiva e afiliativa. Optou-se por juntá-las em uma nova dimensão, denominada afeto-afiliativa, que reuniu os indicadores de ambas. Com o modelo alternativo de três dimensões – instrumental, normativa e afeto-afiliativa (HAIR Jr. et al, 2009), foi possível obter melhores indicadores de ajuste e de validade convergente e divergente. Esse resultado sugere que, com base na percepção dos participantes desta pesquisa, as definições das dimensões afetiva e afiliativa precisam ser aprimoradas.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, New York, v. 1, p. 61-89, 1991. MEDEIROS, C. A. F. Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras, 2003. 166f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.