Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS ATRIBUTOS EDUCACIONAIS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA EMPREGABILIDADE
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Palavras Chave

Empregabilidade
Marketing Educacional
Cursos Profissionalizantes

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Ellen Fialho de Queiroz
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - BELO HORIZONTE
2 - José Marcos Carvalho de Mesquita
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS - FEAMIG (FEAMIG) - Gameleira
3 - PAULO ISNARD
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - MG

Reumo

A tendência do mercado de trabalho é buscar inovações, desta forma o trabalhador, procurando a ascensão profissional, busca acompanhar a evolução dos requisitos profissionais por meio de formação profissional e, como estudante, está se tornando a cada dia mais exigente. Assim, a instituição de ensino deve estar preparada para analisar o desempenho do aluno que passa por um processo educacional de modo a verificar a percepção dele em relação aos serviços per ela prestados. A formação profissional por si só não garante a inserção do trabalhador, embora melhore as condições de empregabilidade.
Qual a influência dos atributos educacionais dos cursos profissionalizantes na empregabilidade"? Portanto, com a presente pesquisa objetiva-se analisar a influência dos atributos educacionais das instituições do ensino profissionalizantes na empregabilidade. Especificamente, pretende-se: a) Identificar os atributos oferecidos pelas escolas profissionalizantes; b) Identificar a percepção dos alunos quanto aos atributos educacionais; c) Avaliar a relação dos atributos educacionais com a empregabilidade.
A empregabilidade dos indivíduos depende de suas habilidades, nas quais eles fazem uma variedade de investimentos. A educação formal é um desses investimentos. Estudos mostram que mais níveis de escolaridade e ensino superior levam a mais sucesso no mercado de trabalho (Shukla & Kumar, 2018). No entanto, embora os efeitos desse sucesso estejam bem documentados, é menos compreendido como esses efeitos surgem. Vários aspectos cognitivos e não cognitivos dificultam uma investigação mais aguda dos mecanismos subjacentes ao sucesso (Arraes, Cabral, Santos, Silva, & Penha, 2017).
Quanto aos fins, a pesquisa é descritiva, quanto à abordagem, é quantitativa. A amostra foi composta por alunos de uma instituição de ensino profissionalizante, os quais responderam um questionário com 60 perguntas, 9 acerca do perfil sócio demográfico, e 51 questões fechadas, para mensurar os construtos estudados, medidas em uma escala intervalar de 10 pontos, variando de 1 (pouca importância) a 10 (extremamente importante). Para a análise de dados, adotou-se a modelagem de equações estruturais, com estimação por mínimos quadrados parciais (MEE-PLS).
Os fundamentos que sustentam duas hipóteses confirmadas foram: Plano Pedagógico e Atividades Extras. No Marco Teórico, argumentou-se que ambos podem criar valor e aumentar a empregabilidade. No entanto, as relações entre os construtos Infraestrutura e Corpo Docente com o construto Empregabilidade não são estatisticamente significantes. Tais resultados conflitam com a argumentação teórica.
Para as instituições de ensino, a principal contribuição é o fato de o modelo conceitual proposto poder ser visto como base de referência para guiar a organização rumo a um melhor desempenho, isso considerando que a pesquisa explicita elementos que estatisticamente foram aceitos como significativos em relação à empregabilidade. Dessa forma, gestores das instituições de ensino profissionalizantes podem considerar os elementos significativos da pesquisa para direcionar o rumo de suas organizações que terão maiores chances de êxito em suas decisões no processo educacional.
Deming, D. (2017). The Growing Importance of Social Skills in the Labor Market. Quarterly Journal of Economics. Fongwa, S. (2018). Higher education’ s contribution to graduate employability and the social good, 114(1), 2–3. Helal, D., Neves, J., & Fernandes, D. (2007). E mpregabilidade Gerencial no Brasi. ANPAD - RAC-Eletrônica, v. 1, N. 2, Art. 1, P. 1-19, Maio/Ago., 1–19. Lemos, H., Rodriguez, D., & Monteiro, V. (2011). Empregabilidade e sociedade disciplinar: uma análise do discurso do trabalho contemporâneo à luz de categorias foucaultianas. Organizações & Sociedade, 18(59), 587–604.