Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS NA RENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Diversificação
Investimentos
Rentabilidade

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Vinícius Augusto Castello Giacomim
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campinas
2 - José Matias Filho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT

Reumo

O principal fundamento da administração financeira é de proporcionar a maximização da rentabilidade da empresa. Uma das maneiras de se buscar esse aumento na rentabilidade pode ser através do investimento de parte dos recursos da empresa em outras empresas ou negócios, visando, logicamente, obter ganhos adicionais com esse investimento. Neste sentido, este estudo buscou analisar a influência da diversificação de negócios na rentabilidade de empresas. A diversificação é entendida como uma escolha estratégica, onde uma empresa irá investir parte de seus recursos em outras empresas ou negócios.
Pergunta: qual o grau de influência da diversificação de negócios na rentabilidade das empresas negociadas na B3 no período de 2008 a 2017? O objetivo do estudo foi verificar se a diversificação de negócios tem influência significativa na rentabilidade, coletando e calculando os dados referente a diversificação de negócios e rentabilidade, buscando significância estatística pelo modelo de dados em painel. H1: quanto maior o nível de diversificação de negócios, maior o nível de rentabilidade, nas três modalidades indicativas de rentabilidade estudadas.
A compreensão do impacto da diversificação implementada pelas empresas no seu desempenho econômico-financeiro gera controvérsias. Diversos estudos investigaram os perfis de diversificação e seus níveis de performance, suportando que estes estivessem relacionados. Entretanto, modelos de categorização de diversificação não foram capazes de permitir a verificação desta relação. Estudos mais recentes não conseguiram atribuir à diversificação os efeitos (positivos) verificados no desempenho das organizações. Estudos apontam que empresas diversificadas têm desconto substancial no seu valor.
Pesquisa quantitativa e descritiva. Amostra: empresas que no período de 2008 a 2017 possuíam ações listadas na B3, com dados de negociação e informações contábeis disponíveis. Coleta de dados do tipo secundário na base Economática®. Buscou-se compreender a relação entre a variável independente diversificação de negócios (rubrica Investimentos em subsidiárias e outros do Balanço Patrimonial) e as variáveis dependentes Lajida, margem líquida e rentabilidade (do preço) da ação. Sinal esperado do coeficiente de regressão positivo. Metodologia de dados em painel.
Amostra de 658 empresas, período de 10 anos. Análise da correlação resultou em valores entre 0,00 e 0,020, com sinal negativo, adequadas para os procedimentos de cálculo. Abordagem preferencial (POLS, EF ou EA) determinada pelos testes de adequação. Resultado para variável Lajida significante a 5% e sinal negativo (EA). Variável margem líquida significante a 1% e sinal negativo (EA). Variável rentabilidade da ação significante a 10% e sinal negativo (POLS). Resultados demonstram não alinhamento com a ideia de que todos os ativos da devem contribuir com o aumento da rentabilidade da empresa.
Resultados obtidos apontaram para a não confirmação da expectativa inicial, baseada nos fundamentos teóricos apresentados, que pressupõe que todos os investimentos efetuados pelas empresas devem contribuir para o aumento de sua rentabilidade, e consequente geração de valor para o acionista. Todos os resultados analisados apontaram, mesmo que precariamente, para um menor nível de rentabilidade quando empresas possuem algum nível de diversificação no negócio, baseado na rubrica do balanço utilizada na análise. Entretanto, esses resultados corroboram com resultados encontrados em outros estudos.
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