Resumo

Título do Artigo

Análise do papel das incubadoras no desenvolvimento de empresas incubadas na cidade de Manaus do ponto de vista das empresas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Incubadoras de empresa
Serviços de incubadoras
Empresas incubadas

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - AIRTON SILVA DOS SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais - FES Manaus
2 - MARIA EMILIA MELO DA COSTA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
3 - Dalton Chaves Vilela Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais

Reumo

Incipientes empresas estão vulneráveis e não precisam apenas de financiamento, mas também de assessoria para que venham a desenvolver-se no mercado. Neste sentido, destacam-se as incubadoras de empresas, que dão amparo às novas empresas. As ajudas disponibilizadas podem fazer uma grande diferença para as empresas, mas nem sempre as mesmas atingem estes objetivos ou estes auxílios não são disponibilizados. Os impactos são percebidos diretamente pelas empresas, por isso, esta pesquisa visa analisar como as incubadoras de Manaus têm auxiliado suas empresas a se desenvolverem.
Algumas empresas incubadas da cidade de Manaus não estão conseguindo se desenvolver nas incubadoras, algumas mudam de incubadora, outras chegam até mesmo a fechar suas portas. A literatura se mostra clara quanto ao papel que uma incubadora tem para tornar viável o desenvolvimento de uma nova empresa. Diante disto surgiu o interesse em realizar esta pesquisa. O objetivo é analisar como incubadoras de Manaus auxiliam as empresas que estão incubadas a se desenvolverem visando sua sustentabilidade e crescimento, do ponto de vista de empresas incubadas.
Incubadoras de empresas são uma das formas que novas empresas encontram para sobreviver no mercado. Nelas, são encontrados serviços e facilidades que empresas fora desse ambiente não possuem. As incubadoras estimulam o empreendedorismo, beneficiam a economia local em que se encontram, minimizam a mortalidade das empresas e tornam viável o desenvolvimento das mesmas. Durante o período de incubação as incubadoras fornecem serviços tangíveis, que são relacionados com questões de infraestrutura, e serviços intangíveis, relacionados com o capital humano e estratégias de negócios.
A primeira etapa da pesquisa se refere à busca de artigos científicos relacionados ao tema. Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa qualitativa. A estratégia de pesquisa escolhida foi o estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas e fontes secundárias. Todas as entrevistas com os gestores das empresas incubadas foram gravadas e posteriormente transcritas para que se fizesse a análise de conteúdo.
Constatou-se que os serviços de infraestrutura, as facilitações de relacionamento, a promoção de credibilidade, precisam de poucos ajustes. Os serviços de negócios, por sua vez, necessitam ser divulgados e funcionarem de forma eficiente, pois são fundamentais para as empresas incubadas. Os serviços compartilhados, apesar de não muito presentes nas incubadoras de Manaus, são ótimas formas de receber empresas que possuem pouca estrutura física. Por fim, serviços de mentoria existem na maioria das incubadoras, em algumas precisam de divulgação, em outras precisam ser aperfeiçoados.
O estudo possibilitou comparar a proposta teórica com a realidade dos serviços que as empresas incubadas de Manaus recebem das incubadoras. De uma forma geral, os serviços das incubadoras recebidos pelas empresas estão de acordo com a literatura, mas algumas ressalvas devem ser feitas. Existem serviços não executados de forma eficiente, destacando-se os serviços de negócios e os serviços compartilhados. Futuras pesquisas podem identificar as formas que as incubadoras de Manaus medem o desempenho de suas incubadas, e possíveis gargalos para o desenvolvimento das mesmas.
HACKETT, Sean M.; DILTS, David M. A Systematic Review of Business Incubation Research. Journal of Technology Transfer, v.29, n.1 p.55-82, 2004. RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. O suporte das incubadoras brasileiras para potencializar as características empreendedoras nas empresas incubadas. Revista de Administração, São Paulo, v.41, n.4, p.419-430, 2006. THEODORAKOPOULOS, Nicholas; KAKABADSE, Nada K.; MCGOWAN, Carmel. What matters in business incubation? A literature review and a suggestion for situated theorising. Journal of Small Business and Enterprise Development, v.21, n.4, p.602-622, 2014.