Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FAZENDA NO CERRADO MINEIRO
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Palavras Chave

Estratégia Organizacional
Café Especial
Competitividade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Raquel Santos Soares Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba

Reumo

A gestão por competência tem atraído a atenção de pesquisadores e gestores por conceber o desenvolvimento de capacidades específicas à organização, as quais podem atuar como fontes de vantagem competitiva. Especificamente, no ramo de cafés especiais, o mercado ganhou espaço e modificou o foco da produção cafeeira, na qual os novos determinantes da vantagem competitiva passaram a ser a inovação tecnológica e a diferenciação de produtos. Tal mudança, influenciou portanto, as estratégias empresariais. Desse modo, competências específicas são exigidas das empresas atuantes nesse segmento.
Buscou-se identificar as competências essenciais em uma fazenda produtora de cafés especiais na região do Cerrado Mineiro.
As competências organizacionais podem ser entendidas como a capacidade da empresa em combinar, coordenar, integrar recursos e serviços a fim de oferecer sustentação a estratégia do negócio (FLEURY; FLEURY, 2000, HAMEL; PRAHALAD, 1995). Segundo, Prahalad e Hamel (1995), há uma diferença entre competências essenciais e organizacionais. As essenciais devem proporcionar reais vantagens aos consumidores, não são fácies de copiar e por fim, promovem o acesso a distintos mercados.
A pesquisa possui natureza qualitativa. Quanto os objetivos, o estudo pode ser classificado como exploratório e explicativo. Optou-se pela estratégia estudo de caso, e como técnica de pesquisa utilizou-se a entrevista semiestruturada. O corpus do estudo compreende cinco entrevistas com colaboradores que ocupam cargos de liderança na gestão da empresa. Para a identificação das competências essenciais utilizou-se o modelo proposto por Hafeez, Zhang e Malak (2002) que parte da identificação dos seguintes aspectos: (i)recursos; (ii) as capacidades e; (iii) as competências organizacionais.
Os principais recursos que atuam como base da estratégia são principalmente os recursos físicos e intelectuais, tais como: infraestrutura; localização geográfica, relações sociais e imagem de empresa. Quanto as capacidades, observou-se que as são demandadas as capacidades: de liderança, inovação, relacionamento, negociação e produção. Já as competências organizacionais podem ser traduzidas em quatro competências: Visão estratégica, Inovação, Qualidade e Imagem. Destas últimas, as competências Inovação, Qualidade e Imagem podem ser consideradas essenciais.
Observou-se que a Fazenda São Luiz possui um legado no mercado de cafés especiais, sendo toda sua cultura e estratégias respaldadas em uma aprendizagem familiar. Tais características corroboraram para identificação de três competências organizacionais essenciais da organização, que são: Imagem, Inovação e Qualidade. Percebe-se que as três competências identificadas apresentam-se de forma dinâmica e sobrepõem-se uma as outras, reforçando a interdependência entre elas. Além disso, estão presentes de maneiras distintas, nas práticas organizacionais e na tomada de decisão.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000. HAFEEZ, K, MALAK, N & ZHANG, Y. Core competence for sustainable competitive advantage: a structured methodology for identifying core competence. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 49, n. 1, p. 28-35, 2002. PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro, Campus, 1995.