Resumo

Título do Artigo

PLATAFORMAS DE GESTÃO DE IDEIAS E INOVAÇÃO ABERTA: A ABORDAGEM CROWDSTORM APLICADA EM ORGANIZAÇÃO BANCÁRIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Aberta
Plataformas Tecnológicas
Organização Bancária

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Everton Leonardo de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Sede
3 - Andre Luiz Zambalde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação
4 - Paulo Henrique de Souza Bermejo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública
5 - Rodrigo de Freitas Santos
-

Reumo

A inovação é reconhecida pelas organizações como um dos caminhos mais importantes para se alcançar o sucesso, onde as mesmas podem elevar seu desempenho e promover sua sobrevivência no mercado competitivo atual. Na busca pela inovação, nos últimos anos tem-se observado uma grande expansão da abertura de empresas e governos à participação de atores externos. Com a utilização da inovação aberta atrelada a plataformas tecnológicas, empresas e governos usufruem da colaboração de ambientes internos e externos no levantamento de ideias para a solução de certos problemas.
O desenvolvimento desse trabalho se deu na análise de um desafio de ideias que foi promovido por uma organização bancária no período de dezembro de 2017 a abril de 2018. O desafio foi realizado em parceria com a Plataforma Tecnológica PrêmioIdeia®, que é uma ferramenta de de gestão de ideias e inovação aberta.
O presente trabalho abordará a análise e discussão de um projeto de desafios de ideias, envolvendo todos os processos relacionados à implantação e uso da plataforma tecnológica PrêmioIdeia®, associada a abordagem crowdstorm, em uma organização bancária.
A abordagem aplicada diz respeito a uma investigação tecnológica e atual realizada com base no uso e análise de uma plataforma. Foi realizada uma pesquisa documental, com o intuito de levantar e descrever o cenário de aplicação da plataforma tecnológica de gestão de ideias e inovação aberta na organização bancária.
Durante um período de 5 meses, o desafio de ideias teve a participação de 1.222 colaboradores, 2.122 ideias enviadas, 56.533 curtidas nas ideias, 1.174 não curtidas nas ideias, 2.725 comentários e o envolvimento de 358 Agências e Unidades. Os participantes do desafio de ideias representaram cerca de 93,64% do total de colaboradores da organização bancária e as Agências e Unidades 97,28% do total, ou seja, quase todos da organização se envolveram no projeto.
Diante dos resultados obtidos pelo desafio de ideias promovido pela organização bancária, é possível perceber o desenvolvimento das etapas (planejamento, organização, execução e metas) propostas por Abrahamson, Ryder e Unterberg (2013). Além disso, pôde-se perceber que a participação colaborativa trouxe benefícios a organização bancária, como uma maior valorização das participações, o empenho das Agências e Unidades, e também uma maior interação entre os colaboradores e os gestores do Banco.