Resumo

Título do Artigo

A Sociologia Espacial e as Dinâmicas de Mercado: contribuições de Erving Goffman e Pierre Bourdieu
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Palavras Chave

Dinâmicas de Mercado
Erving Goffman
Pierre Bourdieu.

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Georgiana Luna Batinga
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Marcelo de Rezende Pinto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
3 - Gustavo Tomaz de Almeida
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) - Faculdade de Políticas Públicas
4 - Bruno Medeiros Ássimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

A escolha pela temática justifica-se pela relevância e amplitude que o tema carrega e pela necessidade de aprofundar o debate em nosso campo. Discussões acerca do espaço não são recentes e diversos são os aportes teóricos e metodológicos possíveis. No caso deste ensaio, definimos trabalhar com o enfoque sociológico e apontar as contribuições basilares dos trabalhos de Erving Goffman e Pierre Bourdieu aos estudos espaciais sociológicos, e, por conseguinte, as contribuições que podem oferecer ao debate, ainda incipiente na Consumer Culture Theory de dinâmicas de mercado, atrelado ao espaço.
Ainda há uma abertura na agenda de pesquisa para a criação de um corpo teórico que sustente a discussão e ofereça elementos para aprofundar e apresentar aportes teóricos que proporcionem mais solidez teórica aos trabalhos. Para se diferenciar de estudos anteriores e propor uma nova contribuição ao campo, esse ensaio busca discutir o aporte teórico que ao aporte teórico que a discussão sociológica do espaço pode oferecer a CCT e realizar uma breve discussão sobre os vínculos criados entre as temáticas dinâmicas de mercado e espaços, a partir da perspectiva sociológica dos autores.
Goffman e Bourdieu, apesar de possuírem distanciamentos teóricos-metodológicos, convergem, dentre outros, por elegerem a microssociologia como objeto de estudo. Enquanto Goffman evidencia seu olhar para a importância das interações sociais presenciais, Bourdieu se concentra nas relações que o indivíduo estabelece com as estruturas sociais condicionantes, introduzindo os conceitos de campo, capital e habitus. Mercados são lugares de trocas, onde os interesses dos atores se relacionam e se remodelam, é o resultado de negociações discursivas entre as práticas de múltiplas partes interessadas.
Goffman e Bourdieu concebem a vida social como “um jogo a ser jogado”, com estratégias de “acomodação” ou de “enfrentamento” às “regras”, concluindo que sempre existe a possibilidade de se ganhar o jogo. E o que seria o mercado senão um lugar de trocas, lutas, interesses, poder e privilégios, estruturante e estruturado, maleável, performático, cujas “dinâmicas” se relacionam e se remodelam, por meio de movimentos e práticas que desequilibram suas estruturas e alteram as propriedades dos seus atores que podem seguir ou alterar as regras do jogo e a posição de cada jogador, como em um continuum.
É adequado apontar que as abordagens de Goffman e Bourdieu convergem, dentre outros, no sentido de direcionarem seus olhares para as minúcias da vida social, às situações do cotidiano que inicialmente podem parecer “naturais”, mas que, sob o olhar sociológico, podem revelar sobre as dinâmicas sociais (reificações). Contribuem para os estudos das dinâmicas de mercado, uma vez que essas investigações se preocupam em compreender como os mercados emergem, se modificam e se estabilizam ao longo do tempo, por meio da ação e da interação de diversos atores, indivíduos e instituições, neles implicados
ARAUJO, L. Markets, market-making and marketing. Marketing Theory, v. 7, n. 3, p. 211-226, 2007. BOURDIEU, P. Efeitos de Lugar. In: BOURDIEU, P. (Coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2003. CASTILHOS, R. B.; DOLBEC, P.; VERESIU, E. Introducing a spatial perspective to analyze market dynamics. Marketing Theory, v. 17, n. 1, p. 9-29, 2017. GOFFMAN, E. Comportamento em lugares públicos – Notas a organização social dos ajuntamentos. 1. ed. Editora Vozes, 2010.